Aconteceu na manhã desta quarta-feira (1), no edifício-sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí, uma reunião com o Defensor Público Geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis; o Subdefensor Público Geral do Piauí, Ricardo Moura Marinho; a Secretaria de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes e a Capitã Roserlane Maciel, Coordenadora Adjunta da Coordenadoria de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos da PM-PI. O encontro, de caráter institucional, teve como objetivo a aproximação entre os órgãos e a Defensoria Pública, visando otimizar as linhas de atuação e buscando uma melhor prestação dos serviços à população.
O Defensor Geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, afirmou que o encontro serviu para reforçar as parcerias já consolidadas, bem como tratativas visando ações futuras em conjunto.“Reunião hoje com a Secretaria de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes e a Capitã Roserlane Maciel, Coordenadora Adjunta da Coordenadoria de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, com o objetivo continuar e de reafirmar as parcerias com a Defensoria Pública do Estado do Piauí em muitas ações conjuntas já realizadas, e reforçar ainda mais a promoção de ações em prol das pessoas necessitadas. A Defensoria Pública é uma Instituição voltada para a promoção dos direitos humanos, em razão disso procuramos trabalhar em conjunto para que se resolvam da melhor maneira possível as situações e demandas que são trazidas para a Instituição”, destacou.
Para a Secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, a reunião buscou reafirmar a parceria entre o órgão e a Defensoria Pública, objetivando também o planejamento para ações e projetos futuros. “Aqui nós viemos reafirmar nossa parceria com a Defensoria, esse diálogo que nós fazemos em relação à mediação de conflitos a algumas demandas sociais que chegam diretamente na Secretaria de Relações Sociais ou através do Gerenciamento de Crise da PM, sempre com esse diálogo e, principalmente, visando a garantia dos direitos humanos para a nossa população. Vamos continuar trabalhando pela população, principalmente pelos mais necessitados, que é a nossa missão”, ressaltou.
A Capitã Roserlane Maciel, da Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos (CGCDH), da Polícia Militar do Piauí, órgão que é responsável pelo gerenciamento dos conflitos, bem como a disseminação da política dos direitos humanos no âmbito interno e externo da Corporação, destacou: “Estamos aqui iniciando os trabalhos, e reafirmando essa parceria no ano de 2023, e que a gente possa dar continuidade nessas ações, sempre buscando uma melhor resolutividade dos problemas e conflitos, através da mediação, do diálogo, sempre buscando reforçar através da Defensoria, através da Secretaria de Relações Sociais, essa promoção dos direitos humanos. Com o tratamento das pessoas com dignidade, independente da situação, a gente vai sempre buscar a melhor solução”, concluiu.