O Defensor Público e Diretor Administrativo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro participou da solenidade de instalação da Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau, ferramenta que possui o objetivo de padronizar e parametrizar os atos judiciais nas secretarias de 2ª instância. A cerimônia também anunciou a instalação do II Núcleo de Justiça 4.0, responsável pelo julgamento das demandas de jurisdição voluntária da classe Alvará Judicial. A solenidade teve início às 10h30, e ocorreu no auditório do novo prédio do Palácio de Justiça, em Teresina.
Em seu discurso, o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, ressaltou a relevância da CPE do 2º Grau na prestação jurisdicional do Tribunal de Justiça do Piauí.
“A Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau representará um grande avanço na prestação jurisdicional do Tribunal de Justiça do Piauí. É uma reengenharia do sistema para a melhora da tramitação dos processos. O 2º Grau de jurisdição avançou muito em produtividade e vamos continuar avançando. É o aprimoramento administrativo de processos de trabalho que, além de possibilitar a redução do tempo de tramitação dos processos, diminui a taxa de congestionamento dos atos, a fim de atingir a baixa processual. Já está pronto o projeto para a instalação da Central de Processos Eletrônicos do 1º Grau, para impulsionarmos também os processos na 1ª instância”, destacou.
O desembargador José Olímpio Passos Galvão, coordenador do Laboratório de Inovação do TJPI-OpalaLab, destacou o benefício social da instalação da Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau: “A CPE do 2º Grau vai padronizar e parametrizar os atos judiciais nas secretarias e gabinetes do 2º grau de jurisdição. Noutras palavras, vai melhorar e dar mais celeridade ao fluxo de trabalho. Será um grande benefício social, porque o que o cidadão deseja é que seu processo seja resolvido de forma rápida e é essa celeridade e eficiência que a Central de Processos Eletrônicos trará”, disse.
Para o Defensor Público Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, a implementação da Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau garantirá uma maior produtividade e celeridade aos processos que ali tramitam. “A instalação da Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau irá ocasionar uma redução no tempo de tramitação dos processos, já que as as partes poderão realizar os atos sem a necessidade de se deslocarem ao Fórum, beneficiando a todos os envolvidos no processo, garantindo serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis à população”, finalizou.
* Com informações do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI).