O Defensor Público Juliano de Oliveira Leonel, titular da 3ª Defensoria Pública do Sistema Prisional, foi agraciado pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistratura (COPEDEM), com o Diploma e Medalha “Domingos Franciulli Netto”, pelos relevantes serviços prestados ao aprimoramento do ensino jurídico.
A homenagem aconteceu durante a solenidade de abertura do LIV Encontro do COPEDEM, realizado nos dias 14 e 15 do corrente mês, no Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí, reunindo diretores de escolas estaduais da magistratura de todo o país, com discussões sobre as inovações tecnológicas disruptivas e seus impactos no Sistema de Justiça.
Também foram agraciados o Desembargador José Ribamar Oliveira, Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí; os Deputados Estaduais Themístocles de Sampaio Pereira Filho, Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, e Fábio Núnēz Novo e o presidente da Fecomércio, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante.
O COPEDEM também outorgou a Medalha Mérito Acadêmico “Desembargador Antônio Rulli Júnior”, a autoridades e personagens que muito contribuem e contribuíram para o alcance dos objetivos do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura, aos Desembargadores Edvaldo Pereira de Moura, Diretor-Geral da Escola Estadual da Magistratura (Esmepi), e Sebastião Ribeiro Martins, Diretor-Geral da Escola Judiciária do Piauí (Ejud).
“A Medalha Ministro Domingos Franciulli Netto é outorgada pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura em reconhecimento a uma atuação voltada ao aprimoramento do ensino jurídico e à melhoria da prestação jurisdicional. Receber esta honraria nos orgulha e aumenta a nossa responsabilidade em estimular magistrados e servidores do TJPI a investirem em aperfeiçoamento contínuo, contribuindo para que o Judiciário piauiense seja cada vez melhor”, pontuou o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.
Para o Desembargador Edvaldo Moura, que também é Vice-Presidente do COPEDEM, discutir o impacto das tecnologias no Sistema de Justiça é fundamental para que o Judiciário atenda aos anseios sociais: “Somente a partir da compreensão das novas tecnologias e seus impactos é que podemos fazer com que o Judiciário seja cada vez mais acessível. Nesse Encontro, vamos aliar teoria e prática e avançar na construção de uma jurisdição mais humana, de acordo com o que a sociedade necessita”, declarou.
Sobre a honraria recebida, o Defensor Público Juliano Leonel diz que se sente “eternamente grato, além de representar um estímulo para prosseguir nos estudos, nas pesquisas, com o fim de contribuir para a produção e disseminação do conhecimento jurídico, já que acredito que a verdadeira mudança só é possível por meio da educação”.
*Com dados do TJ/PI