Notícias

Defensor Público participa de discussão sobre Direitos Humanos e Práticas Educativas em Floriano

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, dezembro de 2019 às 08:35
Defensor Público atendeu a convite do Centro Acadêmico

Defensor Público atendeu a convite do Centro Acadêmico

O Defensor Público Dr. Marcos Martins de Oliveira, coordenador do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública de Floriano e titular da 2ª Defensoria Pública Regional da referida Comarca, participou da VII Semana da Pedagogia – Direitos Humanos e diversidade: o papel da educação a formação crítica, realizada no dia 05 do corrente mês, na Universidade Estadual do Piauí, Campus Dra. Josefina Demes, em Floriano.

Dr. Marcos Martins durante palestra na Uespi de Floriano

Dr. Marcos Martins durante a palestra

O evento contou com a participação dos acadêmicos da Uespi, de outras Faculdades e da sociedade civil e teve por objetivo disseminar o conhecimento e revelar o papel da educação para o desenvolvimento da criticidade, instigando os participantes à observância dos Direitos Humanos e do respeito à diversidade frente às práticas educativas.

A convite do Centro Acadêmico de Pedagogia Dr. Marcos Martins participou do painel sobre “Direitos Humanos e Práticas Educativas: uma relação de transformação social”. Na oportunidade, além da explanação sobre o conceito de Direitos Humanos e a distinção quanto aos Direitos Fundamentais e aos Direitos do Homem, foram abordadas as seis dimensões dos Direitos Humanos, as características e a educação em Direitos Humanos.

“Também foi destacado o equívoco em conceber os Direitos Humanos como direitos destinados à proteção dos bandidos, haja vista que tais direitos ‘trazem o sentido de igualdade entre os sujeitos ao representarem o reconhecimento de que todos são dignos do mesmo respeito, independentemente de diferenças biológicas ou sociais” e que “embora intrínsecos à existência do ser humano, à tutela dos mesmos, conforme o preceituado por Gorczevski (2005), decorre de processo histórico lento e gradual”, diz Dr. Marcos Martins.