Os direitos das crianças atípicas com enfoque no autismo foi o tema da palestra proferida pelo Defensor Público Marcos Martins de Oliveira, no último dia 22, no Garoto Park Hotel, em Floriano, durante evento organizado pela clínica Calmare e mães de crianças atípicas.
O Defensor, que é titular da 2ª Defensoria Pública de Floriano, discorreu sobre a parte jurídica que cerca o tema.
Estiveram presentes cerca de 50 espectadores entre mães de crianças atípicas, advogados, representantes de entidades religiosas, servidores da Defensoria Pública.
O Defensor Público Marcos Martins de Oliveira destaca a necessidade de que pais e familiares de crianças com essas características se informem sobre os seus direitos. “O número de crianças atípicas está crescendo, de acordo com estatísticas oficiais, mencionadas pelos representantes do Município e pelas administradoras da clínica Calmare, especializada em ABA – análise do comportamento aplicada – e é crucial que os familiares saibam quais os direitos podem ser pleiteados junto ao SUS, aos planos de saúde, ao Poder Público, empresas, companhias aéreas, prioridades judiciais e instituições financeiras, para além de sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades que as famílias e a pessoa atípica enfrentam, em especial o preconceito e a intolerância”, afirma.