Notícias

Defensora-Geral, Carla Yáscar Belchior, recebe o título de cidadã teresinense

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 07, agosto de 2023 às 16:32

WhatsApp Image 2023-08-07 at 13.59.06 (21)

Teresina ganhou nesta segunda-feira (07) mais uma cidadã. A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, que é natural de Brejo Santo (CE), foi agraciada com título honorífico de cidadã teresinense em sessão solene realizada pela Câmara de Teresina. A proposição foi do vereador Alan Brandão, sendo subscrita pelo vereador Enzo Samuel, atual presidente da Câmara.

Também transmitida pelo canal da Câmara no Youtube, a sessão solene contou com a presença de Defensoras e Defensores Públicos, servidoras e servidores da Defensoria, defensoras populares e autoridades nas esferas municipal e estadual.

O vereador Alan Brandão destacou a indicação do nome da Defensora-Geral para receber o título. “Para conhecer quem realmente é a nossa homenageada pude estudar, conversar com várias pessoas e, após postamos a informação em rede social pude observar o quanto de retorno tivemos da população em face de defender a nossa proposição. Soube então ali que estávamos tratando de uma grande profissional e grande ser humano, então apenas reconhecemos de fato e de direito, enquanto vereadores, o seu reconhecimento como cidadã teresinense. Queremos agradecer a todos os vereadores que foram unânimes aqui no plenário pela aprovação do título para que fosse homenageada e parabenizar à Defensora-Geral pelo serviço prestado não só em Teresina, mas em todo o Piauí, junto à população que mais precisa, que são os mais vulneráveis”, disse.

O Presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel, também destacou as qualidades da homenageada. “É uma homenagem mais que justa, mais que merecida, aqui já tivemos títulos de cidadania teresinense negados por esta Casa, inclusive para governadores de outros estados, então se vê o cuidado que temos quando escolhemos quem vai ser um novo cidadão teresinense, é preciso que a pessoa que está sendo homenageada tenha serviços relevantes prestados à cidade. É com muita alegria então que entregamos esse título. Sabemos do compromisso que a Defensora-Geral Carla Yáscar tem para com Teresina, sabemos que o cargo que ocupa não é fácil, é uma grande missão,que se torna ainda mais difícil quando se é mulher (…), o que me deixa mais feliz é a forma como a Defensora-Geral exerce seu trabalho, ser gestor hoje em dia não é fácil, e ser gestor com a visão humana é mais difícil ainda e nós, que somos gestores, não podemos esquecer essa visão humana, porque trabalhamos para alguém. Tenho certeza que as pessoas, quando buscam a Defensoria, ali são acolhidas, então é uma grande honra poder também entregar esse título de cidadania teresinense à Defensora-Geral, Carla Yáscar”, ressaltou.

A Diretora Social e de Eventos da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos, Rosa Mendes Viana Formiga, também se manifestou. “Quero testemunhar esse momento em nome da Apidep. Parabenizo a Defensora-Geral, Carla Yáscar, pelo título honorífico de cidadania teresinense, homenagem super merecida pelo reconhecimento de sua valorosa trajetória em nossa capital, e que certamente vem se ampliando por todo o nosso Estado em virtude do seu digno trabalho como Defensora Pública Geral do Piauí”, destacou.

A nova cidadã teresinense, Carla Yáscar Belchior, falou sobre sua trajetória em Teresina e sobre a alegria com o título recebido. “É um dia muito especial. É realmente um presente receber esse título, porque há mais de 30 anos eu escolhi e escolho Teresina como meu lar, onde cresci e cultivo todas minhas amizades, estudei, me casei e foi aqui que exerci dois cargos públicos que alcancei. É com muita gratidão e honra que venho aqui hoje receber esta homenagem que faz todo o sentido pra mim, porque além de ter feito essa opção todos os dias por mais de 30 anos, continuarei fazendo. Teresina é a cidade que escolhi para viver. Na Defensoria encontrei um propósito de vida, uma missão que abraço todos os dias com amor e da qual desistir nunca foi uma opção. Após iniciar o projeto Defensoras Populares aprendi ainda mais a abraçar esse trabalho, com mais amor e empatia. É muito importante que as pessoas saibam quem nós somos e a nossa vida só faz sentido quando a gente faz algo pelos outros. Para mim é uma honra imensa ser cidadã teresinense”, afirmou, destacando ainda o aprendizado adquirido da família e a alegria em receber a homenagem no dia em que se comemoram os 17 anos da Lei Maria da Penha.

Também se manifestaram durante a solenidade a Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos; a Diretora das Defensorias Regionais, Defensora Pública Karla Araújo de Andrade Leite e a Defensora Popular, Lúcia Araújo. Todas enaltecendo as qualidades profissionais e pessoais da homenageada.