A defensora pública geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, foi agraciada, nesta terça-feira (27), com a Medalha do Mérito Ministerial “Procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira”, concedida pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).
De acordo com a resolução que instituiu a medalha, são agraciadas com essa honraria, personalidades que, por seus méritos e relevantes serviços à cultura jurídica e à instituição, mereçam especial distinção.
A solenidade de entrega da medalha fez parte das comemorações pelos 134 anos de criação do Ministério Público no estado, marcados pelo Dia Estadual do MP, celebrado em 27 de maio e instituído pela Lei nº 7.271/2019. A data remete à fundação do Ministério Público pela primeira Constituição do Piauí, promulgada em 1891.
A programação teve início às 9h com a inauguração do Memorial do Ministério Público, localizado no hall de entrada do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). Em seguida, o evento prosseguiu no auditório da sede do MPPI, na zona Leste de Teresina, com a apresentação do Coral Vozes do MP, a entrega da medalha de mérito ministerial.
Ao receber a honraria, Carla Yáscar Belchior destacou a importância do reconhecimento para a Defensoria Pública. “Recebemos com gratidão a Medalha do Mérito Ministerial ‘Procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira’. Essa honraria reafirma o compromisso da Defensoria Pública com a promoção da justiça social, o fortalecimento do diálogo interinstitucional e a defesa incondicional dos direitos de quem mais precisa. Temos plena consciência da responsabilidade que a Defensoria carrega diariamente: ser a voz e a proteção da população em situação de vulnerabilidade”, destacou a defensora pública geral.
Também participaram da cerimônia a subdefensora pública geral do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos; a corregedora-geral da Defensoria, Ana Patrícia Paes Landim Salha; o diretor das Defensorias Regionais, Erisvaldo Marques dos Reis, e a diretora de Primeiro Atendimento Cível, Patrícia Ferreira Monte Feitosa.
Durante a solenidade, também foi entregue o Selo de Resolutividade, destinado a reconhecer iniciativas bem-sucedidas e inovadoras desenvolvidas no âmbito do Ministério Público.