Notícias

Defensora-Geral e Subdefensora-Geral participam do 3º Fórum Estadual das Gestoras de Políticas para as Mulheres

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 18, outubro de 2023 às 13:22

WhatsApp Image 2023-10-18 at 12.53.41 (1)

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e a Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos, participaram nesta quarta-feira (18), do 3º Fórum Estadual das Gestoras de Políticas para as Mulheres, realizado pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) no auditório da Secretaria da Administração (Sead), tendo como público-alvo as gestoras de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) dos municípios piauienses.

O evento contou com apresentação da estrutura do Ministério das Mulheres pela coordenadora-geral de Articulação dos Organismos de Políticas e das Entidades da Administração Federal do Ministério das Mulheres, Celia Watanabe; e com um panorama sobre a Política de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, conduzido pela diretora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Sempi, Ana Cleide Nascimento, e a pesquisadora em gênero da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Barbara Johas. O Secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, abordou o combate à violência contra as mulheres a partir da perspectiva da política de Segurança Pública.

WhatsApp Image 2023-10-18 at 12.53.39“Estamos tratando sobre a política de enfrentamento à violência contra as mulheres. É um momento de diálogo para que possamos fortalecer as políticas para as mulheres no enfrentamento à violência, tivemos diálogo com a rede de atendimento e os municípios e temos a representação do Ministério, que veio fortalecer esse momento junto às gestoras”, destacou a Secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa..

A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, reforçou a importância de trazer temas ligados às mulheres para o debate. “ Eventos como esse são de significativa importância para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para os direitos das mulheres, e a Defensoria Pública só pode apoiar a iniciativa. Entendemos que é preciso combater, discutir e educar as pessoas no sentido do respeito, desenvolver políticas que acolham e incentivem essas mulheres para que possam se sentir fortalecidas e capazes de redirecionar suas vidas. A questão da violência contra as mulheres é uma triste realidade que precisa ser enfrentada com seriedade e é esse enfrentamento que a Defensoria sempre se propõe por meio do nosso Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar”, afirmou.