A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth leal Evangelista Nunes, participou nesta segunda-feira (20) no Salão Azul do Palácio de Karnak , do lançamento do Aplicativo “Salve Maria”, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública em conjunto com a Agência de Tecnologia da Informação e destinado a denunciar a violência contra as mulheres de forma rápida e eficaz.
A solenidade contou com a presença do Governador Wellington Dias, da Vice-Governadora Margarete Coêlho, do Secretário de Segurança Fábio Abreu, da Subsecretária de Segurança Pública, Eugênia Villa, do Diretor Geral da ATI, Avelyno Medeiros, da Senadora Regina Sousa e de várias autoridades da área de segurança, além de representantes de movimentos de mulheres da capital. Também esteve presente a Coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência da DPE-PI, Dra. Lia Medeiros do Carmo Ivo.
Ao apresentar o aplicativo a Subsecretária de Segurança, Eugênia Villa, destacou a abrangência que atingirá todo o Estado do Piauí. “Estamos falando aqui de prevenção e capacitação. O Governo coloca as mulheres no centro das atenções em relação à segurança. O Salve Maria vai contribuir para potencializar as ações do Estado nessa área. Trata-se de um projeto pioneiro”, afirmou.
O Secretário Fábio Abreu disse que mais uma vez o Estado sai em defesa das mulheres. “Precisamos conter qualquer forma de abuso e violência contra a mulher. Precisamos também dar esse apoio à Polícia. Quero aproveitar para agradecer ao empenho das equipes que se dedicaram à implementação desse aplicativo “, disse o Secretário.
A Vice-Governadora Margarete Coêlho agradeceu ao Governador o apoio dado às políticas públicas em defesa das mulheres. “Temos lançando a maioria das ações voltadas para as mulheres de forma emblemática aqui no Salão Azul. São todas baseadas em estudos profundos e é por isso que o Piauí está à frente nesse setor, porque se baseia em dados para desenvolver suas políticas públicas. É uma luta que vamos levando aos poucos e alcançando resultados positivos”, disse a Vice-Governadora chamando ainda a atenção para que nas delegacias, sejam elas especializadas ou não no atendimento da mulher, sejam aplicados os protocolos condizentes com cada situação, especialmente no que se refere ao feminicídio.
O Governador Wellington Dias falou sobre a importância do desenvolvimento de ferramentas como o Salve Maria. “Através desse aplicativo estamos também buscando alternativas para garantir qualidade de vida à essa grande parcela da população formada por mulheres. Incluindo nessa relação um olhar diferenciado. Fico muito feliz em saber que antes mesmo de começarmos esta solenidade mais de 50 mulheres já haviam se cadastrado no aplicativo”, disse.
Para a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, o Salve Maria vem para somar com as demais formas de garantia de proteção às mulheres em situação de violência. “ É a internet mais uma vez a favor da proteção das mulheres. Um aplicativo dessa grandeza vai permitir que a Rede de Proteção, da qual a Defensoria faz parte, possa intervir todas as vezes que uma mulher seja vitima de violência. Parabenizamos a equipe da ATI e da Segurança Pública, por esta grande conquista, da qual a polícia é um grande parceiro. Vamos juntos intervir para salvar vidas”, afirmou Dra. Hildeth Evangelista.