A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, foi homenageada nesta terça-feira (05), na Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí. Dra. Hildeth Evangelista é uma das personalidades que compõe a Galeria de Fotos de Ex-Delegados Gerais inaugurada nesta data.
Única mulher a ocupar o cargo de Delegada Geral do Piauí até hoje, Dra. Hildeth Evangelista recebeu a homenagem em companhia de mais onze Ex-Delegados Gerais, entre os quais o seu pai, Delegado Luís Evangelista de Sousa.
Durante a solenidade, presidida pelo Delegado Geral do Estado do Piauí, Riedel Batista dos Santos Reinaldo, foi facultada a fala a cada um dos homenageados presentes. O Delegado Luís Evangelista de Sousa lembrou o pioneirismo do cargo conduzido com muitas dificuldades, mas com compromisso. “Quando entramos na Polícia Civil era duro, recebíamos uma arma, munição, uma capa de chuva, uma bicicleta e uma lanterna. Depois quando assumimos a Delegacia Geral nós trabalhávamos, não ficávamos só no Gabinete. Saímos daqui com muita dignidade, seriedade e muito amor à Polícia Civil”, destacou.
Em sua fala a Defensora Pública Geral, Dra. Hildeth Evangelistaressalto0u a satisfação em receber a homenagem. “Quero dizer que me sinto muito honrada. Só quem sabe o peso da cadeira de Delegado Geral é quem nela senta, são muitas responsabilidades, dificuldades a serem superadas e os que chegam precisam conhecer essa história. Reconhecer o quanto é importante a autonomia financeira e administrativa da Polícia Civil, que a partir dela vai poder se expandir cada vez mais. Eu cresci dentro de uma Delegacia, costumo brincar que ‘por acidente de concurso me tornei Delegada´. Aqui tive a oportunidade de ter dado a minha contribuição para a Instituição Polícia Civil da melhor forma possível na época. Hoje me sinto realizada na profissão de Defensora Pública a qual abracei também através de concurso, mas aqui deixei amigos, saudades e tenho a certeza que todos que aqui estão vão continuar trabalhando para o engrandecimento da Polícia Civil. Agradeço mais uma vez a homenagem, reafirmando que me sinto muito honrada”, ressaltou.
Outros homenageados também se manifestaram. Todos foram unânimes em enaltecer o trabalho desempenhado pela Polícia Civil no Estado do Piauí, relembrando as peculiaridades da época em que cada um esteve à frente do cargo de Delegado Geral.
A presidente do Sindicato dos Policias Civis, Delegada Andreia Magalhães, também se manifestou. “É muito louvável essa homenagem, principalmente porque a maioria dos homenageados pode estar aqui presente para recebê-la. Muito obrigada a todos”, disse.
O Delegado Geral, Riedel Batista se manifestou ao final das falas. “O momento é só de agradecer a cada um de vocês por sua parcela de contribuição para a Polícia Civil, onde desenvolvemos a arte do possível, dependendo para isso de diversos fatores. Agradecer também à Secretaria de Segurança Pública e destacar o passo significativo que damos em relação a nossa autonomia, ao Orçamento que é mais um reconhecimento da nossa Instituição”, disse.
Além da Dra. Hildeth Evangelista e do Delegado Luís Evangelista de Sousa, foram homenageados os Ex-Delegados Gerais Antônio Nilson Cunha e Silva (in memoriam), Raimundo Nonato Leite Barbosa, Francisco Carlos Bonfim Filho, Cipriano José Leite Neto, Marcos Antônio Pereira Bastos, Mamede Rodrigues Cardoso Vieira Neto, Eduardo Alves Ferreira, Francisco Chagas Santos Costa, Laércio Eulálio de Araújo Lima e James Guerra Júnior.