Notícias

Defensora pública do Piauí tem artigo sobre a relação entre contracolionialismo e Defensoria Pública publicado na Revista de Direito da FGV

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, julho de 2025 às 13:20

eitaaaaaaa

O artigo “A análise de implicação e o conceito de contracolonialismo na pesquisa empírica em Direito: Um estudo de atuação na Defensoria Pública do Piauí”, de autoria da defensora pública Karla Araújo de Andrade Leite em conjunto com o juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e professor do Mestrado ENFAM, André Augusto Bezerra,foi publicado na Revista de Direito GV, da Fundação Getúlio Vargas.

A Revista Direito GV é uma publicação acadêmica da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP), disponível em formato online, de acesso aberto e com publicação contínua de artigos. A revista é especializada em artigos de Direito e temas interdisciplinares, que resultem de pesquisas teóricas e empíricas em diálogo com as áreas de Direito e desenvolvimento, Direito e sociedade, e Direito e economia. Além dos artigos, a revista também publica resenhas e traduções.

O artigo partiu da metodologia utilizada pela defensora pública Karla Andrade em sua dissertação de mestrado em que, fazendo uso da noção de contracolonialismo, delineada pelo intelectual quilombola Antônio Bispo dos Santos, defendeu uma atuação contracolonialista da Defensoria Pública.

“Foi ideia do professor André usar a dissertação para apontar a importância da análise de implicação como ferramenta metodológica para agentes públicos que pesquisam a instituição para a qual trabalham. É um texto que entendemos muito importante, “por apontar novas possibilidades na pesquisa empírica em direito, mediante o uso de conceito de um quilombola que, enquanto vivo, foi fundamental em nos fazer conhecer outros Brasis, além do sudestino urbano”, afirma Karla Andrade.

A defensora pública geral do Piauí em exercício, Verônica Acioly de Vasconcelos, destaca a relevância da publicação. “É com enorme satisfação que vemos a publicação do artigo assinado pela defensora pública Karla Andrade e pelo juiz André Augusto Bezerra na Revista GV. Este trabalho enriquece o nosso entendimento sobre a Defensoria Pública como uma instituição fundamental na luta por justiça social, e reafirma a importância da pesquisa acadêmica na formação de práticas jurídicas inclusivas e sensíveis às realidades diversas e desiguais do nosso país. A relação entre contracolonialismo e a atuação da Defensoria Pública traçada no artigo nos convida a refletir sobre novas perspectivas na defesa dos direitos humanos e no atendimento às populações historicamente marginalizadas. Parabenizamos a defensora Karla Andrade e ao professor e juiz André Bezerra , ressalta.

Confira a publicação: https://www.scielo.br/j/rdgv/a/nzF8BhtxNY8RBrVkZ3tgkGD/?lang=pt