Notícias

Defensora Pública Geral discute atendimento no Sistema Prisional com Vice-Coordenador da Pastoral Carcerária Nacional

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 21, junho de 2018 às 16:25

 

_DSC0308 red02

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, esteve reunida na última quarta-feira (20) com o Vice-Coordenador da Pastoral Carcerária Nacional, Padre Jean Franco, oportunidade em que trataram sobre o estreitamento de parceria  no sentido de fortalecer o trabalho realizado dentro do Sistema Prisional, na busca pela garantia de direitos das pessoas privadas de liberdade.

Participaram do encontro o Subdefensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, a Chefe de Gabinete da DPE-PI, Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa e a Coordenadora do Sistema Prisional da DPE-PI, Dra. Sheila de Andrade Ferreira. Também presentes o Coordenador e o Vice-Coordenador da Pastoral Carcerária no Piauí respectivamente Diácono Permanente Paulo Eudson e Padre João Paulo Carvalho e Silva.

Durante a reunião o  Padre Jean Franco demonstrou preocupação com a atual política carcerária  em todo o país, destacando pontos que ferem os direitos das pessoas presas. “Sabíamos que já existia em outros estados,  por exemplo, a falta de um espaço adequado para o contato dos presos com a família, mas aqui no Piauí vimos isso na prática, crianças visitando os pais  através de grades. Temos cada vez mais dificuldades e isso vem nos preocupando”, destacou.

O Padre João Paulo destacou o objetivo da vinda do Vice-Coordenador da Pastoral Carcerária Nacional ao Piauí. “Convidamos o Padre Jean Franco para passar uma semana aqui no Estado, visitando as Unidades Prisionais e tendo esse contato com as Instituições e entidades parcerias, como a Defensoria Pública, para tratar sobre a realidade desse Sistema. É também uma oportunidade para que ele possa exercer aqui o seu papel, que é o de dar formação para as pastorais carcerárias estaduais ensinando como trabalhar, além de manter e fortalecer as parcerias  com  a Defensoria e também com outras instituições”, disse.

Durante a reunião foi esclarecido o papel que a Defensoria Pública desempenha dentro das Unidades Prisionais do Estado, sendo destacadas algumas ações desenvolvidas como a Força-Tarefa Defensorial, Coordenada pelo Subdefensor  Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques, que teve recentemente ação presencial na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nuñez, em  Bom Jesus.  A Coordenadora  do Sistema Prisional, Dra. Sheila de Andrade, explicou como funciona a Coordenação, destacando a forma como se dá o contato entre os Defensores e Defensoras com os seus assistidos dentro das Penitenciárias.

A Defensora Pública Geral enfatizou como a Defensoria trabalha junto as Unidades Prisionais de todo o Estado. “Em todos os municípios onde existe maior adensamento populacional e estão instaladas Unidades Prisionais temos a presença de Defensoras e Defensores Públicos. Dentro do Sistema Prisional temos trabalhado incansavelmente, detectando problemas e desenvolvendo ações, sempre com o intuito de garantir os direitos das pessoas privadas de liberdade, nesse sentido a parceria com a Pastoral Carcerária certamente é de grande valia para a Defensoria Pública”, afirmou Dra. Hildeth Evangelista.