A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou nesta sexta-feira (28) da inauguração oficial da nova Maternidade Evangelina Rosa, em solenidade que contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, além do Governador Rafael Fonteles.
Com 293 leitos, sendo 174 de enfermaria; 30 de UTI neonatal; 30 de UTI neo intermediária (Ucinco); 15 Ucinca – Canguru; 20 UTI adulta; 6 de observação pronto atendimento e 12 de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério), a nova Maternidade tem por objetivo melhorar significativamente a assistência à saúde materno-infantil em Teresina e região. O Governador Rafael Fonteles destaca que a obra representa o maior investimento em saúde do Piauí dos últimos 50 anos e já nasce como uma das maiores maternidades públicas do Brasil. “Hoje é um dia muito feliz e especial, há muito tempo aguardado pela sociedade piauiense e pelas autoridades que contribuíram para esse grandioso e importante projeto de saúde da mulher e do bebê”, afirmou o Governador.
Para a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, a nova Maternidade Evangelina Rosa será uma referência para outras unidades de saúde desta área para todo o Brasil, acrescentando ainda que, do total de leitos, 44 equipamentos foram destinados pelo Governo Federal e que há uma perspectiva de ampliação de recursos para a unidade, além da habilitação de mais serviços. “É uma alegria voltar a Teresina, já vim aqui quando era pesquisadora, na época com o Governador Wellington Dias. Quero dizer a vocês que há uma referência no Piauí na área da Saúde. Essa é minha primeira visita como ministra e essa maternidade representa, pelo que vi, a realização de um sonho de toda uma geração de profissionais. Queria apenas ressaltar que para o ministério da saúde, pelo que já foi retomado, de fortalecer a integralidade do SUS, esse trabalho será uma referência, vamos acompanhar de perto e vamos dar um aporte. Aposto muito nesse trabalho de integração entre os poderes para uma saúde de qualidade”, disse.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior destaca o ganho que a nova Maternidade trará. “Essa nova estrutura certamente oferecerá um serviço melhor, mais qualificado e moderno às mulheres, tanto durante o período do pré-natal como durante o parto, momentos que são extremamente delicados e nos quais a mulher precisa estar segura e amparada. A Defensoria Pública parabeniza pela inauguração e espera que as mulheres de Teresina e região que necessitam dos serviços públicos em saúde possam ser bem acolhidas”.