A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou nesta terça-feira (18), da solenidade alusiva ao aniversário de 79 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, realizada no Quartel do Comando Geral dos Bombeiros, em Teresina. Na oportunidade 41 personalidades civis e militares foram homenageadas com a medalha Imperador Dom Pedro II.
A profissão de bombeiro foi criada por Dom Pedro II, em 02 de julho de 1856. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, José Arimatéia Rêgo de Araújo, atualmente a corporação, fundada em 18 de julho de 1994, está passando por mudanças. “O Corpo de Bombeiros passa por uma transformação pelo investimento de recursos na sua Infraestrutura física e na contratação de novos praças”, ressaltou, destacando ainda que neste ano de 2023, o Corpo de Bombeiros do Piauí vai receber investimentos na ordem de R$ 20 milhões.
Presente à solenidade, o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, afirmou que o Estado está passando por um momento de verticalização dos imóveis, o que torna necessário que o Corpo de Bombeiros tenha uma segunda escada magirus para atender ocorrências. “Autorizamos a compra, estamos num momento de tomada de preços e, em breve, o Corpo de Bombeiros do Piauí vai receber sua segunda escada magirus”, afirmou o Governador que promoveu 38 bombeiros durante a solenidade.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, destaca a relevância do Corpo de Bombeiros. “É inquestionável a importância do Corpo de Bombeiros na prevenção de incêndios e situações de risco, assim como na pronta ação quando essas situações emergenciais ocorrem, preservando vidas, proporcionando segurança à população, ao patrimônio e ao meio ambiente. A Defensoria Pública parabeniza ao Corpo de Bombeiros do Piauí, na pessoa de cada profissional que o integra, destacando o reconhecimento a esse trabalho voltado para o bem-estar e segurança”, afirma.