Notícias

Defensora Pública Geral participa de solenidade relativa ao Projeto Descomplica do TJ/PI

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, janeiro de 2024 às 13:36

WhatsApp Image 2024-01-11 at 13.14.59 (1)

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar bento Feitosa Belchior, participou nesta quinta-feira (11) da etapa de operacionalização do Projeto Descomplica, desenvolvido pela Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí com o objetivo de simplificar a forma de comunicar a Justiça aos jurisdicionados usando como ferramenta vídeos didáticos que facilitarão a compreensão do sistema Judiciário pela população. A fase atual diz respeito à inserção na Central de Processos Eletrônicos-CPE da Família, de três modelos de mandados no PJe com linguagem simplificada e de fácil compreensão. Também estiveram presentes os Defensores Públicos Francisco de Jesus Barbosa e Erisvaldo Marques dos Reis, respectivamente Corregedor-Geral e Diretor Administrativo em exercício da Defensoria.

WhatsApp Image 2024-01-11 at 13.15.00 (2)O projeto foi idealizado pelo juiz da comarca de Luzilândia, Thiago Aleluia, e se dispõe a ser um grande aliado da compreensão do jurisdicionado às ações do tribunal a partir da utilização de recursos tecnológicos como o Visual Law, que torna os documentos jurídicos mais fluidos e simples, além da adoção de estratégias didáticas que esclarecem dúvidas e orientam o público com comunicações mais claras, acessíveis e inclusivas.

“Esse projeto é importante para o jurisdicionado porque presta informação do andamento de toda a fase processual, desde a petição inicial até a fase final, da audiência e da sentença. É um projeto que realmente descomplica, pois presta informação lá na ponta, sobre o trabalho da Justiça e como hoje todos tem acesso a redes sociais fica bem mais fácil o manuseio”, afirmou o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador José Olímpio Passos Galvão.

A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, falou sobre a iniciativa. “Trata-se de uma importante iniciativa implementada pelo Tribunal de Justiça do Piauí, pois proporciona que a população tenha acesso ao andamento dos processos, ao conhecimento jurídico, por meio de uma linguagem simplificada e acessível a todos. A Defensoria Pública reconhece e apoia esta boa prática que proporciona maior interação entre a Justiça e a população. Nos colocamos à disposição para prosseguir descomplicando e aprimorando os serviços prestados à população”, afirmou.