A Defensora Pública Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, titular da 3ª Defensoria Pública Criminal , foi homenageada na última quinta-feira (10), pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB/PI), por sua destacada atuação sociocultural no Estado.
Oriunda de uma família de advogados militantes, possuindo experiência na advocacia privada, Hildeth Evangelista foi Delegada-Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí e também Defensora Pública Geral do Piauí por dois mandatos, desde maio de 2021 passou a compor o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
Junto com a Defensora Pública foram homenageadas conselheiras federais, seccionais, presidentes de subseção, integrantes da diretoria da OAB-PI, a presidente da Comissão da Mulher advogada, Beatriz de Sousa e a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita de Cássia Santana Cortez.
Na ocasião, o presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destacou a relevância dos trabalhos desempenhados pelas mulheres e o reconhecimento que elas merecem em qualquer época. “Esse mês de março é especial porque nós enaltecemos ainda mais a importância essencial da mulher advogada. Aqui, através da Comissão da Mulher Advogada, nós desenvolvemos ações durante todo o ano”, afirmou.
A Defensora Pública Hildeth Evangelista agradeceu a homenagem. “Tive a imensa satisfação de ser agraciada pela Comissão da Mulher Advogada da Seccional Piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB/PI), pelo Instituto de Advogados Piauienses e pela Academia Piauiense de Letras Jurídicas, como uma das mulheres de destacada atuação sociocultural em nosso Estado. Momento de muita emoção juntamente com essas mulheres maravilhosas que nos inspiram e motivam na caminhada por mais conquistas femininas com muito profissionalismo e dedicação. Tive a honra de conhecer a Dra. Rita Cortez, presidente do Instituto dos Advogados do Brasil e de reencontrar a nossa querida Professora Fides Angélica. Gratidão aos Doutores Álvaro Mota e Celso Barros Coelho Neto pelo momento proporcionado”, afirmou.