Notícias

Defensora Pública participará de palestra sobre os direitos da inclusão de autistas

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 29, setembro de 2021 às 18:28

WhatsApp Image 2021-09-28 at 12.13.29

A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria Pública do Estado do Piauí e coordenadora do Projeto “Mente Cidadã – Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, participará, no dia 09 de outubro, às 10h, no auditório da Cesvale do Riverside Shopping, da palestra “Relatos de Mãe”, promovida pelo do Movimento Autismo Legal THE.

A palestra será conduzida pela jornalista Astrid Lages, idealizadora do Movimento Autismo Legal THE e também membro convidada da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/PI. A jornalista tem dois filhos autistas, de 13 e sete anos, e deverá discorrer sobre suas experiências em relação ao autismo. Também participará do momento o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil/Secção Piauí (OAB/PI), Fernando Melo Ferro Gomes Filho.

“Durante minha vida me deparei com a falta de direitos dos meus filhos, sobretudo na escola, e isso levou a situações muito constrangedoras, vou contar minha história, com vídeos e relatos do meu filho”, comenta Astrid Lages, destacando ainda importância das pessoas saberem sobre os direitos garantidos por lei sobre em relação ao universo do autismo. “É um direito previsto na Lei nº 12.764 que inclui o autismo entre outras leis, só que as pessoas não cumprem e temos que ir atrás. Com o desconhecimento, o preconceito aumenta e a falta de inclusão causa sofrimento às famílias”, ressalta a jornalista.

A Defensora Patrícia Monte fala sobre a importância do evento. “A educação em direitos é importantíssima para possibilitar o acesso aos direitos das pessoas com deficiência! E a Defensoria sempre tem a relevante missão de promover e participar de ações como esta. Os resultados são multiplicadores”, afirma.

A palestra, que seguirá todos os cuidados higienicossanitários previstos nos protocolos de enfrentamento à Covid-19, terá entrada gratuita, sendo destinada a mães, pais de autistas e ao público com interesse na temática. A capacidade de lotação do espaço é para até 100 pessoas. As inscrições podem ser feitas  clicando aqui.