A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora Cível da DPE-PI e coordenadora do Projeto Meu Nome Meu Orgulho, proferiu palestra nesta quinta-feira (01), abordando “Orientação sexual e Identidade de Gênero: direito e dever ao respeito”, durante evento realizado pela Polícia Militar do Piauí, no auditório do Quartel do Comando Geral, em Teresina. O evento teve como público-alvo policiais militares.
Durante a manhã também foram ministradas as palestras “O enfrentamento da discriminação nas forças de segurança”, proferida pelo Coronel Scheiwann Scheleiden Lopes, Comandante Geral da PM/PI; e “Violências, LGBTQIA+ e interseccionalidades”, proferida pelo Professor Dr. José da Cruz Bispo de Miranda, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Patrícia Monte reafirma a necessidade de trazer para o debate esse tema e especialmente para o público ao qual se destinou. “Foi muito interessante a iniciativa visto que é uma realidade a invisibilidade e muitas vezes até a agressão policial contra os grupos LGBTQIA+. Muito importante a fala do também palestrante professor Bispo que abordou a questão estrutural do machismo e da homofobia. Reforcei os casos práticos desses comportamentos e ressaltei a necessidade desse tipo de atividade, devido a importância do tema abordado. O que constatei também como muito importante foi não só público atento, mas a presença constante do Comandante da Polícia Militar, Coronel Scheiwann Scheleiden Lopes, que ressaltou o interesse em fazer uma gestão humanizada na PM, com respeito às diferenças, o que é fundamental”, diz.