A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria Pública do Estado do Piauí, proferiu palestra nesta segunda-feira (06) para equipe multidisciplinar da Secretaria de Assistência Social do Município de Altos ( 41 Km de Teresina). A Defensora abordou a importância da erradicação do sub-registro civil de nascimento e os meios para conseguir a documentação.
Participaram do momento integrantes da rede de assistência social e conselheiros tutelares de Altos. Patrícia Monte também discorrer sobre temas afetos ao direito de família e sobre o Projeto Meu Nome Meu Orgulho, o qual coordena e que se constituiu em um importante passo no respeito e reconhecimento da identidade de inúmeras pessoas, a partir da alteração do prenome, sem que seja necessária a cirurgia para mudança de sexo.
A Defensora Patrícia Monte fala sobre o momento. “Nossa estada hoje em Altos teve por finalidade contribuir para empoderar as assistentes sociais em facilitar o acesso a direitos da população vulnerável. Muito proveitosa a manhã, e como tem sido útil, pois, a maioria têm dúvidas em relação aos procedimentos passados”, se manifesta.
“A capacitação de hoje foi muito importante para todos nós, porque é um tema super relevante e que contribui para esclarecer dúvidas que temos diariamente a respeito do registro civil. Foi muito prazeroso, o conhecimento foi repassado de uma forma muito adequada ao nosso momento de discussão, com diálogo constante não apenas da Defensora ministrante da palestra, mas também dos ouvintes, entre os quais se encontravam representantes da Secretaria de Assistência Social e outros órgãos a exemplo do CRAS , CREAS, Conselho Tutelar e do Programa Criança Feliz. A capacitação foi um ponto importante para que a gente, enquanto profissionais, possa saber lidar com alguns casos que inevitavelmente aparecem no nosso dia a dia”, afirmou Nino Dourado, coordenador dos CRAS I II, de Altos.
Leslly Raquel, gerente da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social de Altos, complementa. “ Foi uma capacitação de grande relevância para o trabalho social desenvolvido com as famílias da nossa cidade de Altos. Só temos a agradecer e queremos a Defensora Pública Patrícia Monte, mais vezes aqui na nossa cidade”.