A Diretora Cível da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, proferiu palestra nesta terça-feira (31), junto a famílias assistidas pelo CREAS-Sul, oportunidade em que destacou os serviços prestados pela Defensoria Pública, assim como esclareceu as pessoas presentes em relação aos seus direitos e como ter acesso ao atendimento na Instituição. A Defensora foi acompanhada pela assessora técnica Juciara de Sousa Santiago Monteiro, da Diretoria de Primeiro Atendimento.
A participação da Defensora aconteceu dentro do projeto “Paternidade Acolhedora: Semeando o Amanhã”, desenvolvido pelo CREAS. Na ocasião, Sheila de Andrade também destacou os projetos que a Defensoria Pública desenvolve, visando sempre a garantia de direitos, dos quais especificamente é idealizadora e coordenadora do “Lugar de Pai é ao Lado dos Filhos- pela Parentalidade Responsável”, “Conciliar pela Criança – Defensoria Como Prioridade Absoluta”, “Orientar para Servir – O que você precisa saber?” e “Construindo Pontes de Acesso Jurídico às Pessoas em Situação de Cárcere”, todos com foco nas áreas de Família e Cível, nas quais a Defensora atua.
Sobre a palestra, a Defensora Sheila de Andrade diz que “Foi com muita satisfação que a Defensoria recebeu o convite do CREAS para participar do projeto “Paternidade Acolhedora: Semeando o Amanhã”, tendo em vista que trata da parentalidade responsável, que casa exatamente com vários projetos da Defensoria, sempre destacando a importância de compreender a parentalidade sob o aspecto da afetividade, da responsabilidade, do dever de cuidado, e levar o conhecimento técnico, mas também uma visão acolhedora, fornecida por uma série de parceiros que participaram desse evento que dou quatro semanas, como Conselho Tutelar, assistentes sociais, psicólogas. Todas essas vertentes, se somadas à parte jurídica da Defensoria, tornam o evento mais rico e importante”, afirma.
Juciara Santiago que falou especificamente sobre o Primeiro Atendimento, porta de entrada da Defensoria Pública, também manifestou a satisfação em participar do evento. “Muito agradecida em poder compartilhar a missão institucional da Defensoria e como ocorrem os procedimentos para o atendimento às pessoas. Buscamos apresentar todos os Núcleos, as possibilidades dos atendimentos encaminhados por vários atores garantidores de direitos, como os da criança e adolescente que é o caso dos CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e etc. A palestra foi de suma importância para que famílias, assistentes sociais e organizadores do evento pudessem conhecer o vasto trabalho da Defensoria, desde as demandas judiciais, bem como os procedimentos extrajudiciais Essa oportunidade de poder compartilhar a função da Defensoria e os procedimentos, consolida a rede de atendimento na busca de ampliar o acesso a direitos, garantindo a dignidade da pessoa humana em todos os aspectos”, destacou.
Daiane Patrícia, gerente do CREAS SUL, agradeceu a participação da Defensora Sheila de Andrade. “Quero agradecer a disponibilidade da Defensora Sheyla, que prontamente atendeu nossa solicitação para contribuir no projeto: Paternidade Acolhedora: Semeando o Amanhã, desenvolvido com as famílias acompanhadas pelo CREAS-Sul e na oportunidade falou sobre o serviços e projetos da Defensoria e esclareceu dúvidas, pois muitas vezes os usuários não conhecem e não sabem como acessar”.