A Defensora Pública Verônica Acioly de Vasconcelos, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher, participou na última quarta-feira (23) , de roda de conversa sobre os novos dispositivos de coibição de violência contra mulher, realizada pelo o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no auditório do Tribunal do Júri.
Elaborada pelo Núcleo Multidisciplinar Maria da Penha de Teresina, em alusão ao mês em que transcorre o Dia Internacional da Mulher, a roda de conversa tratou mais especificamente sobre contribuições para implementar novos os mecanismos de enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar .
“A proposta foi muito bem acolhida pela Coordenadoria da Mulher, tendo em vista a importância do diálogo permanente sobre as inovações da legislação relativa à matéria”, destacou Leina Mônica, coordenadora da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do estado do Piauí.
Sobre a roda de conversa, Verônica Acioly diz que “o diálogo entre as instituições que integram a rede de enfrentamento é fundamental e a iniciativa foi louvável. Além, da relevância do debate sobre as recentes alterações na Lei Maria da Penha. A troca de experiências e as compreensões sobre a complexidade para adequadamente atender essas mulheres foi muito proveitoso. Estavam presentes os juízes, equipe do juizado e integrantes do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública, preocupados sobre os entendimentos recentes do Judiciário a respeito de questões da Lei Maria da Penha, em especial, a cerca dos requisitos necessários para concessões de medidas protetivas e das alternativas possíveis para imprimir maior celeridades aos processos que tramitam naquele Juízo”.
Além da Defensora Pública Verônica Acioly, participaram da roda de conversa as técnicas do Núcleo Multidisciplinar, Maria José e Auta Mônica; o Juiz João de Castro, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; a juíza substituta Hilma Maria da Silva Lima e servidores do Juizado de Violência Doméstica e Familiar e a equipe técnica da Coordenadoria da Mulher.