As Defensoras Públicas Sara Maria Araújo Melo e Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti, titulares do Núcleo de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência, percorreram mais uma vez, nesta sexta-feira (12), os postos de drive thru montados em Teresina para a imunização de idosos de 79 a 80 anos, para averiguar as medidas que foram adotadas pela Fundação Municipal de Saúde
A visita aconteceu após recomendação enviada ao Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, na quinta-feira (4), solicitando que os servidores públicos municipais que atuam na campanha de vacinação contra a Covid-19 nos postos de drive thru da capital, fossem orientados no sentido de que não impusessem obstáculo ou deixassem de vacinar nenhum idoso que comparecesse aos locais por meio de transporte diverso de um veículo automotor.
No dia 5 do corrente mês, as duas Defensoras Públicas percorreram os postos de drive thru montados na capital pela FMS, onde constataram, além de enormes filas, uma série de reclamações dos idosos, seus familiares, e dos profissionais de saúde responsáveis pela aplicação dos imunizantes. Diante do que foi constatado no monitoramento, as Defensoras Públicas abriram um Procedimento de Apuração de Danos Individuais e Coletivos aos idosos por ocasião da Vacinação contra COVID-19 pela FMS – PADAC n 00003/21 e, dentre outras providências, agendaram audiência com os representantes da FMS e da STRANS, que ocorreu nesta sexta-feira, dia 12/03/21, às 10h. Em seguida, as Defensoras Públicas se dirigiram a alguns postos de vacinação para verificar se houve melhorias na oferta do serviço.
A Defensora Pública Sara Melo, ressaltou as mudanças implantadas pela Fundação Municipal de Saúde no processo de vacinação de idosos da capital, após as recomendações emitidas pela Defensoria Pública na última semana. “Semana passada eram só 5 postos de vacinação, hoje são 10 postos disponibilizados, então dobrou a capacidade e aumentaram as equipes de atendimento. Em cada um dos postos que nós fomos, tinha uma equipe de estagiários, responsáveis pelo cadastro dos idosos”. Segundo a Defensora, as modificações foram essenciais para dar mais agilidade ao atendimento.
De acordo com relato dos próprios servidores da saúde, as modificações implantadas no plano municipal de vacinação na capital foram consequências das reivindicações promovidas pela Defensoria Pública. “Ouvimos o relato agora de uma das servidoras da Fundação Municipal de Saúde, de que essa agilidade deveu-se em razão da ação da Defensoria Pública. O que nos deixa muito alegres, muito satisfeitas, que a nossa atuação tenha resultado em uma melhoria dos serviços para que o idoso passe o menor tempo possível em qualquer situação que deixe ele em uma situação de vulnerabilidade”, destacou Sara Melo.
A Defensora Pública Sarah Miranda, pontuou ter sido exitosa a audiência com as representantes da FMS e com os representantes da STRANS, com indicação das medidas adotadas com o objetivo de assegurar um melhor atendimento aos idosos da capital.“Tivemos a audiência hoje com a Fundação Municipal de Saúde. Nessa audiência nós fomos informadas dessas melhorias implantadas, notadamente a oferta de um número maior de postos, aumento no número de pessoas nas equipes de vacinação para fazer o atendimento, fornecimento de um número maior de aparelhos celulares com internet para favorecer um cadastro mais célere. Estivemos hoje nos postos da Uespi, Faculdade Santo Agostinho, Terminal Livramento, UESPI e Auditório da Novafapi, e em todos eles não encontramos filas, com o tempo médio de espera de 5 minutos para atendimento por idoso. O monitoramento continuará para avaliar as futuras vacinações em faixas etárias de idosos mais populosas, além da análise da logística de vacinação de idosos que moram na zona rural de Teresina, tendo sido solicitado das instituições envolvidas um plano de vacinação que regulamente o procedimento a ser adotado, de forma a proporcionar uma prestação de serviço ampla, eficiente, segura, salubre, em todas as etapas de vacinação, informa.