As Defensoras Públicas Sarah Vieira Miranda e Sara Maria Araújo Melo, titulares do Núcleo Especializado de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado do Piauí, foram agraciadas com a Medalha do Mérito do Ministério Público “Procurador de Justiça Darcy Fontenele de Araújo”, em solenidade realizada pelo MP/PI nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro de 2023, no auditório da Sede Leste do Ministério, em Teresina. A comenda é concedida a personalidades ou instituições que prestaram relevantes serviços ao Estado do Piauí e, em particular, ao Ministério Público. A solenidade foi conduzida pelo procurador Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura.
O momento foi prestigiado pela Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; pela Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos; pelo Corregedor-Geral da Defensoria, Defensor Público Francisco de Jesus Barbosa e pelos(as) Defensores (as) Alessandro Andrade Spíndola, Ângela Martins Soares Barros, Eduardo Ferreira Lopes, além da equipe do Núcleo do Idoso e da Pessoa com Deficiência.
“Hoje toda a Defensoria Pública foi homenageada pelo Ministério Público a partir da entrega desta medalha do mérito. Foi um prazer muito grande receber essa tão honrosa homenagem juntamente com a Defensora Sara Melo. Dedicamos esta grande alegria que vivenciamos no dia de hoje a Deus, à nossa Instituição por todo o apoio e estrutura, e agradecemos também as parcerias feitas com as brilhantes e aguerridas Promotoras de Justiça Marlúcia Evaristo e Janaína Rose, essa parceria foi extremamente exitosa para a sociedade como um todo mas, principalmente, para o nosso público formado por idosos e pessoas com deficiência, que são tão vulneráveis. Estamos em festa e com o coração muito grato”, afirma a Defensora Pública Sarah Miranda.
“Nem imaginava o quanto me alegraria com esta medalha. Mas como tenho dito ela é uma conquista coletiva, fruto de um trabalho em grupo de assessores(a), colaboradores(a), estagiário(a)s, e representa o reconhecimento de um trabalho de muitos anos. Sou grata à minha amiga e companheira de trabalho Sarah Miranda, às Promotoras de Justiça Janaína Rose(proponente) e Marlúcia Evaristo, às amigas e ex-assessoras Jaqueline, Layanne e Patrícia, bem como a todos os ex estagiários, e muitos outros que também são parte deste prêmio. À Defensoria, minha casa, meu eterno amor e gratidão”, declarou emocionada a Defensora Sara Maria Melo.
A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, afirma que é merecido o reconhecimento do Ministério Público às duas Defensoras. “É com muita alegria que a Defensoria Pública recebe essa homenagem do Ministério Público às colegas Defensoras Sara Melo e Sarah Miranda. Trata-se de um merecido reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por ambas na busca pelos direitos das pessoas idosas e com deficiência. A dedicação e seriedade com que desempenham suas funções as credenciam para esta homenagem e, para nós que fazemos a Defensoria Pública, servem de estímulo para que continuemos a trabalhar cada vez mais pela garantia de direitos ao nosso público assistido”, afirma.