No último sábado (23), ocorreu o 7º módulo da 5ª edição do Curso de Defensoras Populares. As defensoras públicas Irani Albuquerque Brito, coordenadora do Sistema Prisional, e Débora Cunha Vieira Cardoso, titular da 6ª Defensoria Pública de Parnaíba, conduziram as aulas virtuais do penúltimo módulo do curso, que encerrará em 30 de novembro.
Defensora Irani Albuquerque
A primeira aula do dia, ministrada pela Defensora Pública Irani Albuquerque Brito, tratou do tema “Garantias penais básicas das cidadãs e encarceramento feminino”. Na sequência, a Defensora Pública Débora Cunha Vieira Cardoso abordou “Solução extrajudicial de conflitos: capacitando mulheres para a conciliação e mediação de conflitos”.
“É sempre uma honra e uma emoção participar de mais uma edição do curso Defensoras Populares”, comentou Débora Cunha Vieira Cardoso. “Começamos as aulas com a intenção de ensinar algo, mas acabamos nós mesmas aprendendo. Ao final, quando as Defensoras Populares se manifestam e fazem perguntas, é impossível não se emocionar. São tantas lições de vida, sabedoria, humildade e luta coletiva, que alimentam nossa própria trajetória como defensoras públicas. Não é à toa que este projeto perdura por cinco anos e tem um alcance imensurável. O curso é, essencialmente, sobre direitos humanos, mas também sobre afetos compartilhados, esperança, encorajamento e cuidado entre mulheres”, afirmou.
O último módulo desta edição, a ser realizado no dia 30 de novembro, discutirá o tema “Ocupação Urbana e Regularização Fundiária”, com as Defensoras Públicas Karla Andrade e Heleonora Soares como facilitadoras. A formatura da 5ª turma ocorrerá no dia 9 de dezembro, no Auditório Esperança Garcia, edifício-sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí, a partir das 9 horas.
Desde sua criação, o Curso de Defensoras Populares já certificou 411 mulheres, oferecendo formação em uma ampla gama de temas, como direitos das mulheres, sistema de justiça, ações afirmativas, direitos das famílias, defesa do consumidor, ocupação urbana, regularização fundiária, entre outros. A iniciativa tem se consolidado como um espaço fundamental para o empoderamento e a transformação social.
Coordenado pela Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, o curso conta com a colaboração do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria e da Escola Superior da Defensoria Pública do Piauí (Esdepi), responsável pela certificação das participantes.