As Defensoras Públicas Dra. Lia Medeiros do Carmo Ivo e Dra. Sara Maria Araújo Melo, ministraram palestras na última quinta-feira (08), no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, durante treinamento do sistema Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM), criado a partir de um provimento do TJ/PI, visando integrar ações de prevenção, voltadas para coibir a violência aos mais vulneráveis, assim como desenvolver projetos educativos e culturais, assegurando seu acompanhamento e atendimento, sobretudo, para identificação e seleção de casos a serem assistidos, encaminhando as vítimas de violência para os serviços da Rede de Atendimento Municipal e Estadual e para o serviço de assistência judiciária nas Comarcas que não possuam rede especializada de atendimento em não tenham Núcleo Multidisciplinar do Tribunal.
Dra. Lia Medeiros, que é Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, falou sobre as ações relacionadas ao Núcleo, destacando os principais instrumentos voltados para a proteção da mulher vítima de violência doméstica. “A intenção é formar uma equipe que seja apta a fazer o atendimento aos vulneráveis, principalmente mulher, idoso, criança e adolescente. Nos propusemos a auxiliar nessa capacitação. A ideia é que através do projeto piloto que está sendo desenvolvido com o Dr. Carlos Augusto, de Cocal, possamos verificar as principais demandas dessa equipe, que vai trabalhar no sentido de conhecimento, de informações que eles possam acessar para prestar o serviço de forma adequada e mais qualificada. Nossa contribuição é exatamente tentar formar essa equipe dentro de uma sensibilidade do atendimento especializado, para que possa realmente ser um trabalho profícuo, produtivo, com todo o cuidado que o grupo vulnerável precisa. Falei um pouco do atendimento à mulher, sobre determinadas coisas que precisamos observar quando chega uma mulher buscando ajuda em caso de violência doméstica e familiar. Entendemos que essa capacitação tem que ser continuada, inclusive iremos contribuir para a confecção de uma cartilha, que vai ser utilizada na implantação do SIM em outras Comarcas”, destacou Dra. Lia Medeiros, informando que a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça deverão formalizar essa parceria por meio de um termo de cooperação.
Dra. Sara Maria Araújo Melo, titular da 1ª Defensoria Pública do Idoso, discorreu sobre as ações relacionadas ao Núcleo de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria, também destacando os principais instrumentos voltados para a proteção ao idoso. “Muito louvável a ideia deste Projeto. Todos sabemos as carências e dificuldades que as Comarcas do interior enfrentam no âmbito do combate à violência às pessoas desses grupos vulneráveis, pela precariedade da rede de combate à violência. Esta equipe multidisciplinar, com sua expertisse, em muito contribuirá para resolução dos casos de violência: no acesso à comunidade, orientando, capacitando sobre os direitos dessas pessoas; pela forma de abordagem, evitando-se a revitimização e a violência institucional; e ainda subsidiando o magistrado na resolução judicial da violência. E os Núcleos Especializados da Defensoria, no caso, o do Idoso, se sente grato em contribuir, dividindo as experiências e colaborando no nascedouro do Projeto”, afirmou Dra. Sara Melo.
Também participaram da capacitação a Juiza de Direito da 3ª Vara Criminal de Caxias, Dra. Marcela Santana Lobo e a Subsecretária de Segurança Pública do Estado do Piauí, Dra. Anamelka Cadena.