Notícias

Defensores Marcos Antônio Siqueira e Leandro Ferraz abordam Família Poliafetiva em palestra para alunos da FAHESP/IESVAP, em Parnaíba

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 28, novembro de 2022 às 10:03
Palestra em Parnaíba

Palestra aconteceu no auditório da Faculdade

Os Defensores Públicos Marcos Antônio Siqueira da Silva, titular da 2ª  Defensoria Pública de Parnaíba e Leandro Ferraz  Damasceno Ribeiro, titular da 2ª Defensoria Pública de Piripiri, proferiram, na última sexta-feira (25), a palestra “Família Poliafetiva – Natureza e Efeitos Jurídicos”, para alunos e professores da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí  – FAHESP / Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP), em Parnaíba. O momento aconteceu no auditório da referida Faculdade.

A palestra foi sugerida pelo Defensor Público Marcos Antonio Siqueira, por entender a importância de fazer com que o trabalho realizado pela Defensoria Pública do Piauí seja conhecido por toda a sociedade, no caso especialmente pela comunidade acadêmica FAHESP/IESVAP.

A professora e coordenadora do ESVAP Maria da Graça Borges falou sobre a ida dos Defensores até a instituição de ensino. “A IESVAP agradece aos convidados deste II Ciclo de Debates e evento da Defensoria em Parnaíba,  Defensores Públicos Leandro Ferraz e Marcos Antônio Siqueira, por estes ensinamentos em Direito da  Família, que engrandecem a Instituição e contribuem com a formação teórica e na prática aos nossos discentes”, disse.

O Defensor Público Leandro Ferraz discorreu sobre a palestra. “A palestra teve por finalidade discutir dois temas palpitantes:  a transição de discursos jurídicos, tendo a interpretação de normas como instrumento, e a aplicação dessa ferramenta na resignação do tratamento que vem sendo dado pelo STF e STJ às famílias poliafetivas. Percebi que ambos provocaram as crenças das pessoas presentes, fazendo-as refletir sobre as possibilidades abertas. Acima de tudo foram duas mentes defensoriais engajando-se no que a Defensoria faz de melhor: olhar para pessoas que sofrem exclusão social, compreender empaticamente o mundo a partir de suas visões e propor espaços de adequação para que a sociedade e o Estado possam acolhê-las. Sinto-me particularmente estimulado pelo entusiasmo do Dr. Marcos em cumprir essa missão de empatia, e feliz por participar do processo formativo do corpo discente da IESVAP.”

Para o Defensor Público Marcos Antônio Siqueira foi positiva a participação da Defensoria, assim como o evento como um todo. “O evento deste dia 25 de novembro cumpriu seus objetivos de divulgação da Defensoria Pública do Piauí como promovente de direitos humanos, na orientação, informação e educação em Direitos, e  de promover o debate e a educação com informação sobre o tema da Família Poliafetiva. Agradeço a IESVAP pela parceria e oportunidade, ao Defensor Público Leandro Ferraz por aceitar e trazer seus conhecimentos e compartilhá-los conosco, e aos participantes, alunos e professores”, afirmou.