Notícias

Defensores Públicos do Piauí participam de Congresso Nacional em Santa Catarina

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 16, novembro de 2017 às 11:13
Defensores Públicos piauienses na abertura do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, em Santa Catarina

Defensores Públicos piauienses na abertura do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, em Santa Catarina

Com a presença de 17 Defensores Públicos do Estado do Piauí, foi aberto na noite da última quarta-feira (15), no auditório principal do Salão Cascaes do Resort do Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), o XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos (CONADEP). O evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (17),  é organizado pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e pela Associação dos Defensores Públicos de Santa Catarina (ADEPESC). O tema neste ano de 2017 é  “Defensoria Pública: em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade”.

Mais de 800 pessoas lotaram o auditório durante a abertura do Congresso. O Presidente da ANADEP, Dr. Antonio Maffezoli, enfatizou que a realização do XIII CONADEP em Santa Catarina é simbólica, pois foi uma oportunidade para mostrar ao Poder Público local e à sociedade a importância da Defensoria Pública para o estado. Criada em 2012, por meio da Lei Complementar nº 575/12, a DPE-SC foi uma das últimas a ser instalada no país. Atualmente, a Instituição conta com 98 Defensores Públicos em atividade.

“Todos e todas sabem que Santa Catarina foi o último estado a instituir sua Defensoria Pública no território nacional, há pouco mais de cinco anos, depois de uma mobilização impressionante da sociedade civil, liderada pela querida professora Maria Aparecida Caovilla, e que contou com o forte apoio da ANADEP, tanto político quanto judicial. Hoje, a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina é uma realidade e o trabalho de excelência dos bravos Defensores e Defensoras Públicas já causa um impacto significativo nas vidas de muitas pessoas em condições de vulnerabilidade, ganhando notoriedade aqui e em todo o Brasil”, disse.

Ao mencionar a atuação da Associação Nacional e das Associações Estaduais na luta pela ampliação da Defensoria Pública, Maffezoli fez uma saudação especial às Defensoras e Defensores recém-empossados e também às Defensoras e Defensores Públicos aposentados. Para ele, “o Congresso é um espaço para discutir questões e temas atuais e sensíveis, sempre respeitando o espaço de fala das pessoas, entidades e movimentos que vivenciam e conduzem essas lutas, articulando-o com a expertise e experiência de Defensoras e Defensores públicos”, ressaltou.

Seguindo a tradição dos CONADEP’s, a ANADEP e a ADEPESC fizeram a entrega do Colar do Mérito – a maior homenagem da categoria às cidadãs e cidadãos nacional ou estrangeiro que tenham prestado relevantes serviços à cidadania, à Defensoria Pública e para o acesso à Justiça das pessoas em situação de vulnerabilidade. A homenageada desta edição foi a Professora e Mestre em Direito Maria Aparecida Caovilla, considerada umas das principais lideranças do Movimento pela Criação da Defensoria Pública de Santa Catarina. “Ela coordenava o escritório modelo na UnoChapecó e se deparou com o descumprimento do mandamento constitucional de garantia do acesso à justiça às pessoas em condições de vulnerabilidade através de uma instituição pública, autônoma e independente: a Defensoria Pública. Então, junto com seus alunos, iniciou uma pesquisa sobre o tema e, a partir de 2007, lançou, em articulação inicial com dezenas de entidades e movimentos da sociedade civil, professores universitários e estudantes de direito, o Movimento pela Criação da Defensoria no Estado de Santa Catarina, cujo slogan era: “Defensoria Pública: Direito Sonegado”, destacou a diretora da ENADEP, Fernanda Mambrini.

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, diz que a expectativa em torno do evento é grande. “Acreditamos que será um momento de relevantes debates envolvendo temas de interesse da Defensoria Pública. O Piauí aqui está bem representado, temos tido participação efetiva em reuniões, discussões e teremos como um dos pontos altos a apresentação, pelo Dr. Rogério Newton de Carvalho Sousa, do Projeto “Círculos de Construção de Paz por Dois Defensores Públicos”, de autoria dele em conjunto com a Dra. Débora Cunha Vieira Cardoso, durante o Concurso de Praticas Exitosas, o que muito nos honra. Aproveitamos também para destacar  a importância da instalação da Defensoria Pública em Santa Catarina, o que foi uma luta do referido estado, mas também de todos os Defensores e Defensoras Públicas do Brasil, por entendermos não poder ser vedado o atendimento da Instituição ao povo catarinense em situação de vulnerabilidade”, afirma.

*Com dados da ANADEP