A Defensoria Pública do Estado do Piauí está apoiando a campanha “Alô Mulher Teresina”, desenvolvida pela Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. A iniciativa visa oferecer uma rede de serviços para as mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência. Os atendimentos através do call center serão voltados também para área de saúde mental, assistência social e protagonismo feminismo, objetivando estimular a ressocialização e uma maior independência financeira das mulheres.
O lançamento da campanha aconteceu na última terça-feira (14), por meio de plataforma virtual da qual participou a Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria, Defensora Pública Lia Medeiros do Camo Ivo.
O Alô Mulher Teresina funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, através do número 0800 033 0302, e tem a possibilidade de atender, inicialmente, até 480 ligações por dia. O serviço dispõe também de um ramal de emergência que poderá ser acionado pelas mulheres em caso de alguma urgência. O teleatendimento poderá ter ser feito em até três fases, dependendo da gravidade da situação de cada mulher, que poderá ser atendida por especialista por meio de ligação de voz ou vídeo. Esse serviço também contará com um ramal de emergência que poderá ser acionado pelas mulheres em caso de alguma urgência.
Durante solenidade virtual, o prefeito Firmino Filho destacou a importância do novo serviço. “Temos trabalhado para ampliar o acolhimento às mulheres, especialmente durante a pandemia, período em que percebeu-se aumento nos casos de violência doméstica. Então, essa iniciativa vem se somar a outras ações do município para proteger e garantir, de forma inovadora, os diretos das mulheres de Teresina”.
De acordo com a Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Marcilane Gomes, um dos destaques do novo serviço é a articulação de várias secretarias municipais, que irão prestar atendimento através de uma equipe especializada e com um acompanhamento em tempo real. “São oito pastas envolvidas nesse trabalho. É muito importante que a gente possa proporcionar um maior suporte num momento de fragilidade que as mulheres estão passando”.
Sobre a campanha da Coordenadora do Núcleo da Mulher da Defensoria diz que “a disponibilização desse serviço se traduz em um significativo ganho às mulheres, tendo em vista que, num período tão complicado e excepcional que estamos vivendo, muitas mulheres ainda se encontram isoladas, algumas vezes ainda sem acesso aos serviços de atendimento, que continuam disponíveis, mas de forma remota. Assim, o acesso a uma ligação gratuita, muitas vezes, faz toda diferença. Além disso, este canal vai permitir que o fluxo de atendimento na rede continue a se desenvolver de forma rápida e segura, já que além de informações e orientações, as mulheres também poderão ser encaminhadas para o atendimento específico de que esteja necessitando”, afirma Lia Medeiros.
*Fonte: PMT/PI