A partir do dia 02 de janeiro de 2024 a Defensoria Pública do Estado do Piauí começa a operar o próprio Sistema Eletrônico de Informações. Denominado Sistema Eletrônico de Informações da Defensoria Pública (SEI-DPEPI), o sistema próprio de gestão de processos vai possibilitar à Defensoria oferecer suporte e apoio técnico direto ao seu quadro funcional, além de representar um importante avanço na consolidação da autonomia da Instituição. É a Defensoria do Piauí dando mais um importante passo no cumprimento das metas do seu Plano Estratégico, dentro da perspectiva de modernizar a gestão, assegurar maior eficiência nos processos internos, melhorando o acesso, qualidade e agilidade do serviço prestado.
O uso da nova plataforma será obrigatório para Defensores(as), servidores(as) e estagiários(as). O SEI é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. O novo sistema poderá ser acessado através da Intranet ou por meio do endereço eletrônico: sei.defensoria.pi.def.br.
Importante ressaltar que o atual SEI continuará em uso até que estejam concluídos e arquivados todos os processos nele tramitam.
“O novo SEI da Defensoria Pública terá todas as funcionalidades do SEI hoje utilizado, a diferença é uma interface renovada, interna e com operacionalidade própria, garantindo mais eficiência para a Instituição. Também é importante dizer que ninguém precisa se preocupar com a demora na adaptação ao novo sistema, já que é similar ao sistema em uso hoje. Qualquer dificuldade basta acionar o Suporte da equipe da TI por meio do contato 86 9 9470-2906, que teremos como solucionar ou ajudar na operacionalização”, afirma o Coordenador de Tecnologia da Informação, George Vítor de Carvalho Santana.
O Diretor Administrativo da Defensoria, Defensor Público Humberto Brito Rodrigues, reforça que a implantação do SEI próprio será de grande valia para a Defensoria Pública. “É um importante avanço conquistado pela Defensoria Pública, concretizando nossa autonomia institucional e possibilitando a total administração dessa importante ferramenta, o que implicará na otimização e adequação desse sistema à nossa realidade administrativa.”, afirma.
A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior destaca que o novo SEI vem reforçar ainda mais os avanços alcançados pela Defensoria. “ A Defensoria do Piauí tem dado passos importantíssimos objetivando que seus sistemas sejam cada vez mais independentes. Em um passado recente, passamos a utilizar nossos próprios endereços de internet e e-mail. A chegada do novo SEI é mais um avanço na nossa autonomia, nos permitindo um ambiente seguro, robusto e com as características específicas da nossa Instituição, que certamente são essenciais para o bom desempenho das nossas funções. É a Defensoria Pública seguindo rumo ao futuro dentro das metas do seu planejamento e se consolidando cada vez mais como uma Instituição forte e autônoma”, afirma.
Confira o Ato Normativo Nº 17 – Regulamenta SEI DPE PI