Notícias

Defensoria conclui com êxito votação teste para Defensor(a) Público(a) Geral

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 14, fevereiro de 2025 às 17:01

Card

Defensoria conclui com êxito votação teste para Defensor(a) Público(a) Geral

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), realizou nesta sexta-feira (14), por meio da Coordenação de Tecnologia da Informação (TI) e sob a coordenação da Comissão Eleitoral responsável pelo processo, a votação teste para o cargo de Defensor(a) Público(a) Geral do Estado do Piauí – Biênio 2025/2027. O objetivo do procedimento foi garantir o pleno funcionamento do sistema virtual destinado a possibilitar a votação.

A votação teste está prevista no Artigo 6º, do Edital CSDPE Nº 02/2024, que trata sobre a referida eleição. No teste foi proposta a escolha de renomados escritores brasileiros entre 04 (quatro) nomes disponibilizados, colocando em votação Ariano Suassuna, Jorge Amado, Carlos Drummond e Gonçalves Dias, podendo cada Defensor e cada Defensora escolher até três opções, para compor a Lista Tríplice. O tempo do teste foi das 9 às 15 horas.

Foram computados 187 votos. Dos 122 Defensores e Defensoras aptos a votar, 83 participaram do pleito. Ao final do tempo de votação a apuração indicou 62 votos para Ariano Suassuna, correspondendo a 33.16%; 52 votos para Carlos Drummond correspondendo a 27.81%; 41 votos para Jorge Amado, correspondendo a 21.93%; O quarto colocado foi Gonçalves Dias, que obteve 32 votos, o que corresponde a 17.11%. Não foram registrados votos em branco. O total de abstenções corresponde a 39.

Para o Coordenador de Tecnologia da Informação da DPE/PI, George Vítor de Carvalho Santana, o procedimento serviu mais uma vez para verificar o pleno funcionamento do sistema E-Voto, aplicação utilizada pela Instituição e que visa gerar segurança e eficiência no processo eleitoral interno. “O teste realizado hoje buscou averiguar o funcionamento do sistema que será utilizado no processo de eleição para o cargo de Defensor(a) Público(a) Geral do Estado do Piauí, que acontece no dia 21 de fevereiro. No procedimento de teste conseguimos averiguar se as Defensoras e os Defensores conseguiram acessar a aplicação, bem como fazer ajustes na plataforma, possibilitando proceder a votação dentro do esperado”, concluiu.

A eleição da Lista Tríplice, acontecerá na modalidade remota, no dia 21 de fevereiro de 2025, das 9h às 15h, sendo conduzida pela Comissão Eleitoral definida pelo Conselho Superior da Defensoria, durante sua 215ª Sessão Ordinária, realizada no dia 13 de dezembro de 2024, tendo na Presidência a Defensora Pública Ana Patrícia Paes Landim Salha; na Vice-Presidência da Defensora Pública Germana Melo Bezerra Diógenes Pessoa e com o Secretariado da Defensora Pública Sara Maria de Araújo Melo; a Comissão tem ainda como suplente o Defensor Público Gervásio Pimentel Fernandes.
Estão deferidas as inscrições abaixo relacionadas em ordem alfabética:

Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior
Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes
Jeiko Leal Melo Hohmann Britto
João Batista Viana do Lago Neto

A Presidente da Comissão Eleitoral, Defensora Pública Ana Patrícia Salha, fala sobre a votação teste. “Cumprimos com êxito mais uma etapa do processo eleitoral para formação da Lista Tríplice para o cargo de Defensor(a) Público(a) Geral do Estado do Piauí. Tivemos uma boa participação de Defensoras e Defensores. Esta é uma etapa importante para verificar se o sistema está apto para a eleição da Lista Tríplice no próximo dia 21. Nossa expectativa é a melhor possível “, concluiu.

Qualquer dúvida em relação a votação virtual pode ser dirimida a partir do contato com a Coordenação de Tecnologia da Informação da Defensoria (86) 99817-4124.