A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) realizou, nesta sexta-feira (25), a votação-teste do sistema eletrônico que será utilizado na eleição dos(as) membros(as) não natos(as) do Conselho Superior para o biênio 2025/2027. A simulação foi conduzida pela Coordenação de Tecnologia da Informação, juntamente com a Comissão Eleitoral responsável pelo processo.
A atividade teve como principal objetivo verificar o pleno funcionamento do sistema virtual, assegurando que todos os(as) defensores(as) públicos(as) estejam aptos(as) a votar de forma segura e eficiente no dia da eleição oficial.
A votação-teste está prevista no Art. 8º do Edital nº 02/2025, que rege o processo eleitoral. Como parte da simulação, os(as) participantes foram convidados(as) a escolher seus gêneros cinematográficos preferidos, dentre as seguintes opções: Romance, Terror, Suspense, Drama, Comédia, Fatos Reais e Ficção Científica.
A votação ocorreu no período das 8h30 às 14h30 e contou com a participação de 58 defensoras e defensores públicos, dos 127 aptos(as) a votar. Foram computados 58 votos válidos, sem nenhum voto em branco. O total de abstenções foi de 69.
Ao final do tempo de votação, a apuração indicou o seguinte resultado:
Fatos Reais – 48 votos (18,60%)
Comédia – 46 votos (17,83%)
Drama – 42 votos (16,28%)
Romance – 40 votos (15,50%)
Suspense – 37 votos (14,34%)
Ficção Científica – 34 votos (13,18%)
Terror – 11 votos (4,26%)
A eleição oficial será realizada de forma remota no dia 1º de agosto de 2025, também das 8h30 às 14h30. Assim como na votação-teste, será disponibilizado um ponto de votação eletrônico, que ficará instalado na Sala de Sessões do Conselho Superior, garantindo mais uma alternativa segura de acesso ao sistema para quem preferir votar presencialmente.
Estão sendo disputadas cinco vagas para conselheiros(as) titulares e cinco para suplentes. Poderão concorrer defensoras e defensores públicos estáveis e em efetivo exercício na carreira.
Confira os(as) candidatos(as) habilitados(as):
A Comissão Eleitoral responsável pela condução e fiscalização do processo é composta pela defensora pública Maria Teresa de Albuquerque S. A. Correia (presidenta), pela defensora pública Sarah Vieira Miranda (vice-presidenta) e pelo defensor público Armano Carvalho Barbosa (secretário). Compõem a suplência os(as) defensores(as) públicos(as): Glícia Rodrigues Batista (1ª suplente), Gervásio Pimentel Fernandes (2º suplente) e Wênia da Silva Moura (3ª suplente).
Todas as informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis no Edital nº 02/2025 e nos canais oficiais da Defensoria Pública do Estado do Piauí.
Lista de inscritos.
Edital.