A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou nesta sexta-feira (04) a eleição para os novos membros do Conselho Superior para o biênio 2023/2025. A Comissão Eleitoral responsável pelo processo proclamou os candidatos mais votados, em ordem decrescente de votação, levando em consideração a ordem na lista de antiguidade nos casos de empate, como CONSELHEIROS TITULARES:
1º TITULAR João Batista Viana do Lago Neto (72 votos);
2º TITULAR Viviane Pinheiro Pires Setúbal (64 votos);
3º TITULAR Leandro Ferraz Damasceno Ribeiro (62 votos);
4º TITULAR Robert Rios Magalhães Júnior (60 votos);
5º TITULAR Gisela Mendes Lopes (60 votos).
E como CONSELHEIROS SUPLENTES:
1º SUPLENTE: Erisvaldo Marques dos Reis (44 votos) ;
2º SUPLENTE: Ana Patrícia Paes Landim Salha (41 votos);
3º SUPLENTE: Leonardo Fonseca Barbosa (41 votos);
4º SUPLENTE: Alynne Patrício de Almeida Santos (39 votos);
5º SUPLENTE: Daisy dos Santos Marques (31 votos).
Considerando o art. 3º do Edital nº 02/2023, os candidatos Dra. Elizabeth Maria Memória Aguiar e Dr. Igo Castelo Branco de Sampaio também participaram do pleito que registrou ainda 3 abstenções e nenhum voto em branco.
Todo o processo da eleição, que aconteceu na modalidade virtual sob responsabilidade da Comissão Eleitoral presidida pela Defensora Pública Sarah Vieira Miranda; tendo como Vice-Presidente o Defensor Público Roberto Gonçalves de Freitas Filho; como Secretária a Defensora Pública Germana Melo Bezerra Diógenes Pessoa e como suplentes a Defensora Pública Wênia da Silva Moura e o Defensor Público Gervásio Pimentel Fernandes.
A proclamação do resultado foi feita pela Presidente da Comissão, Sarah Miranda, que avaliou como positiva a participação da categoria. “O processo eleitoral ocorreu com normalidade, sem maiores intercorrências e a comissão eleitoral conseguiu concluir seu trabalho no tempo previsto, divulgando ao final o resultado do processo eletivo, lavrando a ata respectiva”, disse.7
Do resultado final da eleição caberá recurso para o Conselho Superior em 1 (um) dia útil, que decidirá em igual prazo, observado o que dispõe seu Regimento Interno.
A posse dos eleitos ocorrerá de forma híbrida no dia 18 de agosto de 2023 em Sessão Solene do Conselho Superior, conforme preceitua o §12 do art. 3º da Resolução CSDPE nº 029/2012.