Um grupo de Defensores(as) Públicos(as) do Estado do Piauí participa, desde a última segunda-feira (27), em Salinas, no estado do Pará, do V Congresso Nacional de Defensoras e Defensores do Tribunal de Júri (CONAJÚRI). O evento dura até esta quarta-feira (29) e conta com palestras proferidas por renomados profissionais da área. Neste ano o Congresso traz como tema central “As Diferentes Formas de Defesa da Defensoria Pública no Júri – Suas Regionalidades e Diversidades”.
Pelo Piauí, participam do evento os Defensores Públicos Gerson Henrique Silva Sousa, Ana Cristina Carreiro de Melo, Arilson Pereira Malaquias, Sílvio César Queiroz Costa, Juliano de Oliveira Leonel e Marcus Vinicius Carvalho da Silva Sousa.
O Congresso foi aberto na manhã da segunda-feira (27) com fala do Deputado Federal presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio e Fortalecimento das Defensorias Públicas, Stelio Dener, que é Defensor Público licenciado do estado de Roraima, e discorreu sobre “Escolha da tese no Tribunal do Júri”. O Defensor Público do Amazonas, Inácio de Araújo Navarro falou sobre ”Bastidores do Júri: Desvendando estratégias defensivas efetivas”.
O Defensor Público do Piauí, Juliano de Oliveira Leonel, também foi um dos palestrantes do evento, discorrendo sobre “Da (im)possibilidade de leitura do inquérito Policial em sessão plenária”. “Esse evento nacional do júri foi fantástico, oportunizando que muitos temas de grande relevância fossem debatidos. Tivemos ricas experiências trocadas entre Defensores de vários Estados, contribuindo para uma melhor qualificação e atuação em prol das pessoas carentes”, avalia Juliano Leonel.
Sobre a participação no evento o Diretor Criminal da Defensoria, Gerson Henrique Silva Sousa diz que foi “muito salutar a troca de experiência com colegas de todos os estados com atuação no Júri. Podemos compartilhar ideias e práticas para melhorar a atuação defensiva em processos criminais de crimes dolosos contra a vida. Isso certamente vai engrandecer nossa atuação perante os júris piauienses e contribuirá para uma melhor assistência jurídica ao assistido da Defensoria Pública do Piauí”, ressalta.
“É uma experiência incrível ouvir as Defensoras Públicas e os Defensores Públicos de todo o país, que são experts no Tribunal do Júri, relatarem as suas formas de atuação, que vão desde a escolha dos jurados, que formarão o Conselho de Sentença, os argumentos de convencimento e as teses a serem sustentadas em Plenário e o veredicto. E participar do CONAJÚRI só veio incrementar meu conhecimento acerca do procedimento do Júri para atuar em defesa dos nossos assistidos”, destaca a Defensora Pública Ana Cristina Carreiro de Melo.
O Defensor Sílvio César Queiroz Costa destaca os ganhos com o evento. “”O congresso está sendo muito enriquecedor para conhecermos as estratégias defensivas desenvolvidas por colegas de todo o Brasil, englobando a psicologia, perícias, teses e enunciados importantes para a defesa dos nossos assistidos.”
O Defensor Público Marcus Vinicius Carvalho da Silva Sousa também discorre sobre a participação. “O V CONAJÚRI foi um momento enriquecedor para nossa atuação defensorial. Pudemos trocar experiências com colegas de outros Estados, bem como aprender com aqueles que já se dedicam há muito tempo à defesa do plenário do júri”, avalia.