Notícias

Defensoria do Piauí participou de evento da Defensoria do Maranhão sobre atendimento humanizado ao público LGBTQIAPN+

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 18, junho de 2024 às 09:19

a9042d78-ca90-4a31-98a9-5f742a66a5c1

A Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira , titular da 2ª Defensoria Pública de Família e Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí (Esdepi), foi facilitadora da palestra “Atendimento Humanizado Faz a Diferença”, promovida pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão e Grupo Matizes, por meio do Núcleo Regional de Timon, na última sexta-feira, dia 14 de junho. Na ocasião também discorreram sobre o tema o educador e colaborador do Matizes, Herbert Medeiros Rodrigues da Silva, e a assessora do Projeto Meu Nome, Meu Orgulho da DPE-PI, Laraíne Gonçalves de Sousa.

47102a5c-4769-40bf-bc88-8f47232a3db8A Defensora Pública Gerusa de Castro Andrade Carvalho, titular da 2ª Defensoria Pública de Timon que entre outras atribuições realiza a defesa da população LGBTQIAPN+, no contexto das questões de gênero, inclusive nos casos de adequação de nome e gênero; e, atuação na defesa do acusado no Juizado Especial Criminal, falou sobre o evento e a participação da Defensoria do Piauí. “O evento ‘Atendimento humanizado faz a diferença’, realizado em 14 de junho no Núcleo Regional da Defensoria Pública em Timon, foi uma importante experiência para aprimorar práticas de atendimento à população LGBTQIAP+ no âmbito da Defensoria Pública. A participação da Defensora Sheila de Andrade Ferreira, Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí, foi essencial para o enriquecimento das discussões. Por meio de sua abordagem, ela enfatizou como um atendimento humanizado, realizado com empatia e entendimento das circunstâncias individuais dos assistidos, pode efetivamente transformar a experiência jurídica da população LGBTQIAP+, garantindo não apenas a legalidade, mas também a sensibilidade no trato das questões que afetam a vida das pessoas”, discorreu.

A assessora do projeto Meu Nome, Meu Orgulho, Laraine Gonçalves, externou como foi a experiência. “O atendimento humanizado é indispensável para que as pessoas mais vulneráveis tenham pleno acesso ao exercício de seus direitos fundamentais, por isso, eventos como este são muito importantes para compartilhar conhecimento e experiências”.

A Defensora Pública Sheila de Andrade também destacou a importância da educação em direitos. “Foi uma manhã proveitosa em que foi apresentado o trabalho da Defensoria Pública do Estado Piauí em relação ao atendimento da população LGBTQIAPN+ de maneira humanizada e com qualidade. Trata-se de mais uma ação em parceria com o Grupo Matizes visando a orientação em direitos. Fomos muito bem recebidas na Defensoria Pública do Maranhão, neste evento tão importante”, afirmou.