A Defensoria Pública do Estado do Piauí e a empresa Águas de Teresina trataram nesta terça-feira (11) sobre os serviços ofertados para a população visando melhorar a qualidade, assim como garantir tarifas condizentes com a realidade do público assistido pela Instituição, que é formado em sua maioria por pessoas vulneráveis. Participaram do momento a Defensora Pública Geral do Piauí em exercício, Verônica Acioly de Vasconcelos; a titular da 3ª Defensoria do Consumidor e Diretora de Núcleos da Defensoria, Ângela Martins Soares Barros; o Diretor Administrativo da DPE-PI, Humberto Brito Rodrigues; a diretora-presidente da Águas de Teresina, Carolina Seraphim; além do gerente jurídico e da advogada da empresa, Paulo Sento-Sé e Lays Almeida.
Carolina Seraphim falou sobre o encontro destacando os serviços ofertados na cidade. “Estivemos na Defensoria justamente para estreitar laços no sentido de buscar pessoas em situação de vulnerabilidade para que tenham acesso ao saneamento e a tarifa social, que é a tarifa que permite o desconto de até 50% no valor da fatura e também na ligação nova de esgoto. Nós estamos avançando em saneamento na cidade. Já temos a cidade 100% universalizada de água e 59% de cobertura de esgoto e, com isso, a gente vem buscando essas parcerias para trazer mais pessoas para o saneamento. Afinal de contas, saneamento é qualidade de vida, saúde e dignidade. Foi uma reunião muito proveitosa em que nós conseguimos estruturar uma premissa de alguns projetos iniciais, seja do ponto de vista da época do consumidor, da época da água, mas notadamente trazendo atendimento a mais para a população de Teresina”, disse.
A Defensora Pública Ângela Barros também se pronunciou, destacando o interesse da Defensoria de sempre garantir os direitos de seu público assistido. “Hoje tivemos uma reunião produtiva com a empresa Águas de Teresina, na qual foi ressaltada a importância da divulgação da tarifa social de água. Esse benefício pode fazer a diferença na vida de muitas famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo o acesso a um serviço essencial por um valor reduzido. Precisamos ampliar essa informação para que mais pessoas tenham conhecimento e possam solicitar a tarifa social, garantindo seus direitos. Também discutimos a relevância do saneamento básico para a melhoria da saúde pública, com a redução do risco de doenças, e o desenvolvimento da cidade. A empresa se comprometeu a cumprir rigorosamente o regulamento do serviço e continuar atuando para que os direitos dos consumidores sejam assegurados, buscando soluções que beneficiem, especialmente, aqueles que mais precisam”, informou.
A Defensora Pública Geral em exercício, Verônica Acioly de Vasconcelos, destaca que “a Defensoria Pública tem, ao longo dos últimos anos, buscado estreitar os laços com outras instâncias de poder, assim como com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil, para melhor prestar o serviço de assistência jurídica integral à população vulnerabilizada do Estado”.