A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), recebeu nesta terça-feira (25), representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que trataram sobre parceria voltada para a formação de profissionais da área de segurança pública que atuam com o público LGBTQIAPN+. Estiveram na Defensoria a Coordenadora de Proteção aos LGBTQIAPN+ e a assessora técnica especializada em psicologia da Secretária de Segurança Pública, respectivamente, Leonna Ferreira Lima Osternes e Ester Isabel Pinheiro Galvão, que foram recebidas pela Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Coordenadora do Projeto Meu Nome, Meu Orgulho e Diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria Pública.
Ester Isabel destacou a proposta apresentada à Defensoria. “Viemos falar a respeito de um curso que estamos fazendo, que é voltado para as forças de Segurança, onde levamos alguns pontos como legislação e a forma de tratamento das pessoas LGBTQIAPN+. Esse curso será estendido para todo o Piauí e vai capacitar nossos agentes, para uma melhor conduta, uma melhor abordagem a esse público específico. Vimos a necessidade dessa capacitação a partir de uma demanda dos próprios agentes, que tinham dúvidas quanto a como se reportarem a essas pessoas”, explicou.
Leonna Osternes ressaltou a importância da parceria com a Defensoria Pública nas ações da SSP/PI. “Estamos aqui para firmar parceria nas ações de planejamento do mês de setembro. Viemos pedir esse apoio da Defensoria para podermos fazer formações com profissionais da área de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, etc. Nossa intenção é expandir essa formação para as trinta e uma Áreas Integradas de Segurança Pública do nosso estado do Piauí”, afirmou.
“Fiquei bastante animada e feliz por ter sido lembrada com o convite para participar desta ação estratégica de construção do respeito pela população LGBTQIAPN+”, afirmou a Defensora Pública Patrícia Monte.