Notícias

Defensoria e Escritório Social realizarão ação para emissão de documentos a egressos do sistema prisional e seus familiares

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 31, janeiro de 2024 às 14:27

WhatsApp Image 2024-01-31 at 10.58.49 (1)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí em parceria com Escritório Social irão realizar ação para emissão e regularização de documento para pessoas egressas do sistema prisional no mês de abril do corrente ano. Para alinhar as estratégias dessa iniciativa aconteceu na manhã desta quarta-feira (31) reunião entre a Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e a equipe do Escritório Social. Participaram a Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos; o Diretor Criminal da Defensoria Pública, Gerson Henrique Silva Sousa e o Diretor da Defensoria Itinerante, Alessandro Andrade Spíndola.

WhatsApp Image 2024-01-31 at 10.58.50A ação está prevista para ocorrer no dia 03 de abril, edifício-sede da Defensoria Pública , localizado na rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos, em Teresina. Além das defensorias Criminal e Itinerante o atendimento contará com parceiros como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Instituto de Identificação e Receita Federal, o que facilitará a emissão dos documentos.

O coordenador do Escritório Social, Lucas Sobral de Lima, discorreu sobre a ação destacando a importância da realização nas instalações da Defensoria Pública. “ Queremos fazer com egressos do sistema prisional e seus familiares essa ação que envolverá vários parceiros. Já estamos instalados na Defensoria Criminal o que facilita para os egressos e familiares porque se sentem mais à vontade na Defensoria, é um lugar onde eles se sentem acolhidos e o Escritório Social faz também esse trabalho de acolhimento e encaminhamento para os serviços que precisam, facilitando o apoio a essas pessoas”, afirmou.

A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, também destacou a importância da parceria e dessa ação específica. “Sempre procuramos alternativas para melhorar a atuação da Defensoria Pública junto ao sistema prisional, promovendo a ressocialização dos egressos e entendemos que a questão da documentação é essencial nesse processo por trazer junto o acesso a inúmeros direitos para os egressos e seus familiares. A parceria com o Escritório Social, que também está instalado em nossas dependências, tem rendido bons frutos nesse caminho e representa mais uma alternativa nesse caminho destinado à ressocialização dos egressos e pré-egressos do sistema prisional”, afirma.