A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e a Subdefensora Pública Geral do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, estiveram reunidas, na segunda-feira (23), com o reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Borges da Cunha, oportunidade em que trataram sobre parceria, tendo por objetivo proporcionar reforço ao Projeto Defensoras Populares.
A parceria visa à formatação do projeto Defensoras Populares de modo a incluí-lo nas ações implementadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e faz parte da iniciativa do Ministério de financiamento para a formação de lideranças femininas, visando que sejam pontes entre a Defensoria Pública e as demandas de acesso à Justiça em seus territórios. Projeto dessa natureza contemplará também a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, como recentemente anunciado pelo secretário Marivaldo Pereira.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, explica como se dará a implementação da iniciativa. “Conversamos com o Reitor Paulo Borges, que recebeu com entusiasmo a proposta de desenvolvermos o projeto Defensoras Populares em parceria com o Ifpi. Iniciativa que vem se consolidando desde 2019, neste ano, em sua 5ª edição, o projeto deverá ser aprimorado para que possa ser ainda mais útil às lideranças comunitárias participantes. Com o apoio do Ministério da Justiça, esperamos fortalecer esta ação de educação em direitos que já tem resultados consistentes dentro e fora do nosso Estado”, afirma.
O reitor do IFPI, Paulo Borges, também se manifesta favorável à proposta. “Já temos uma parceria com a Defensoria Pública desde o Projeto Alvorada e nessa parceria estamos estreitando cada vez mais a questão da cidadania, sobretudo com as mulheres, questão de gênero mesmo, e agora com o projeto Defensoras Populares queremos implantar mais essa iniciativa. Acreditamos que só através dessas parcerias vamos conseguir trazer cada vez mais melhorias para o Piauí”.