Notícias

Defensoria e Morhan tratam sobre projeto para pessoas afetadas pela hanseníase

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 14, agosto de 2024 às 12:53

b1a7cad2-fea3-45c6-8f6e-de17653e13a7

Aconteceu na última terça-feira(13), no Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí (NDH), reunião com representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan). Na oportunidade foram apresentados os resultados parciais do projeto De mãos Dadas em Busca de Direitos e Conhecimentos, que é desenvolvido pelo Morhan em parceria com a Defensoria Pública.

O projeto tem por objetivo fazer uma escuta junto a pessoas afetadas pela hanseníase e, a partir daí, identificar os problemas enfrentados e com isso buscar as mudanças necessárias para atender as demandas existentes.

32d8d83b-097c-4a76-978e-6fb37899373eFrancilene Mesquita, que é voluntária do Morhan, explica que a reunião se deu para que , além da apresentação dos dados parciais, fosse possível traçar estratégias de advocacy junto com todos os parceiros. “Saímos com encaminhamentos sugeridos pela Defensoria, a exemplo da realização de um evento em setembro sobre direitos humanos e hanseníase junto aos agentes comunitários de saúde”, disse a voluntária, que informa ter sido curada da hanseníase.

O Defensor Público Igo Castelo Branco de Sampaio, titular do Núcleo de Direitos Humanos, fez um apanhado do encontro. “A reunião de alinhamento do projeto De mãos Dadas em Busca de Direitos e Conhecimento, realizado pelo Mohran e parceiros, foi bem exitosa, ocasião na qual foram apresentados os relatórios das atividades realizadas e pactuados as novas fases, o NDH é um ativo parceiro, possibilitando uma atuação em educação em direitos e litigância estratégica diante das demandas estruturais surgidas”, avaliou.