A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou nesta segunda-feira (8), por meio da sua Ouvidoria-Geral, com o apoio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), o evento Cidadania com Café, destinado a tratar sobre os direitos das pessoas com deficiência. O evento teve início a partir das 9h, no auditório Esperança Garcia, situado no edifício-sede da Defensoria Pública, em Teresina, e contou também com as apresentações culturais do Instituto Eficiente, Antonio Gabriel Costa Neves (Gabi), da APAE de José de Freitas e João Guerreiro e Banda.
Foram palestrantes durante a manhã, as Defensoras Públicas Sara Maria Araújo Melo e Sarah Vieira Miranda, titulares do Núcleo de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência, onde abordaram a temática: “A Defensoria Pública e a Pessoa com Deficiência”.
Outro palestrante na ação foi o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo Cardoso e Silva, oportunidade no qual tratou sobre “Pessoa com Deficiência”, como detalhou:
“Eu acredito que esse é um momento importante, com um tema importante que é o da inclusão das pessoas com deficiência, e isso mostra o compromisso que a Defensoria tem de cuidar daquelas pessoas que mais precisam. A defensoria tem um um papel fundamental na vida dessas pessoas que muitas vezes ficam polidas dos seus direitos, por não poder contratar um advogado, e o Defensor Público realmente é o advogado da população que não tem condições de fazer essa contratação. Então nada mais importante do que hoje nós estamos aqui falando das ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo, sobretudo para incluir essas pessoas, buscando assim melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Eu fiquei muito feliz, muito contente pelo convite e mais contente ainda, porque a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos trouxe como temática central os Direitos das Pessoas com Deficiência, o que é muito importante para que a gente possa solidificar ainda mais os direitos das pessoas com deficiência pela sociedade como um todo”, disse.
A Defensora Pública Sarah Vieira Miranda, falou sobre a temática debatida durante o encontro, ao defender a importância do desenvolvimento e efetivação de políticas públicas voltadas às famílias e às pessoas com deficiência. “O encontro foi excelente, primeiro porque trouxe essa proximidade da sociedade para dentro da Defensoria Pública, instituição que promove o acesso à justiça, e é muito importante a gente falar sobre essa temática. Algumas palestras envolveram tanto os direitos da pessoa com deficiência, como também tratou muito desse contexto familiar que é preciso também ser trabalhado, porque a pessoa com deficiência ela começa o seu desenvolvimento dentro do âmbito familiar. Então, a palestra trouxe temas bem específicos, temas que precisam ter essa visibilidade do poder público para que sejam desenvolvidas políticas públicas para que abracem tanto a pessoa com deficiência como a sua família, para que seus direitos sejam efetivamente assegurados”, concluiu.
O Ouvidor-Geral Externo da Defensoria Pública, Djan Moreira, idealizador da ação, falou sobre o momento “A ação Cidadania com Café, realizado aqui no Auditório Esperança Garcia teve como objetivo reunir entidades e assistidos e com o objetivo de aproximar a população, movimentos sociais com a Defensoria Pública. Como estamos nos aproximando da Semana da Defensoria Pública e do Dia do Defensor e da Defensora Pública, essa é uma contribuição da Ouvidoria-Geral em parceria com o Núcleo de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência, à sociedade civil e aos assistidos e assistidas. Neste ano temos como tema da Anadep a temática dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e foi nesse sentido que realizamos a ação, objetivando assim ampliar dentro da instituição o debate sobre essa temática que é tão importante para a população. ”, destacou.
A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Belchior, falou sobre a importância em se dialogar a temática da inclusão no âmbito da Defensoria Pública, e os Direitos das Pessoas com Deficiência, como pontuou: “Iniciamos hoje os trabalhos voltados à temática da Inclusão, abraçada este ano pela Associação Nacional das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos dentro da sua campanha em homenagem à nossa Instituição. Temática esta que a Defensoria Pública do Piauí já desenvolve com competência e dedicação, especialmente por meio do trabalho, que muito nos honra, das Defensoras Sara Melo e Sarah Miranda, do Núcleo de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência e que hoje compartilham aqui conosco um pouco dessa experiência de vida, neste evento preparado com tanto carinho pelo nosso Ouvidor-Geral, Djan Moreira. Quero parabenizar a todas as pessoas que aqui se apresentaram pela superação e pela coragem, que nos servem de exemplo. Muito Obrigada”, disse.