Notícias

Defensoria é parceira na Campanha contra a importunação sexual durante o carnaval

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 25, fevereiro de 2025 às 11:21

7390bedb-039a-4cdf-aff6-e9027992bd36 (1)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (NUDEM), é parceira na Campanha da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), que visa o combate a importunação sexual durante o período do carnaval. Denominada “Carnavou Piauí – Só se eu quiser … #NãoÉNão” a campanha foi lançada oficialmente no último dia 19.

Na Defensoria Pública as assistentes sociais do Nudem, Mauricema Holanda Nunes e Lia Raquel de Sousa Silva, estão fazendo a entrega de material informativo em todos os prédios da Instituição em Teresina, com informações sobre o que não é permitido, por se configurar como importunação sexual, como, por exemplo, forçar beijo ou tocar a outra pessoa sem que haja consentimento, comentários pejorativos e qualquer tipo de agressão.

O material distribuído também traz os canais para denúncia, que são:

  • 0800 000 1673 – Ei,mermã! Não se cale!
  • (86) 99427-9902 – Disque Cidadania LGBTQIAPN+
  • 190 – Polícia Militar
  • 100 – Direitos Humanos
  • 193 – Corpo de Bombeiros
  • 192 – SAMU

A assistente social do Núcleo de Defesa da Mulher, Mauricema Holanda fala sobre a adesão à campanha. “ O objetivo dessa ação, que é uma iniciativa da Secretaria de Mulheres do Estado do Piauí, é uma campanha que se estende a todos os municípios do Estado e o Nudem, como parceiro, também está participando, não indo à rua, mas dentro da Defensoria Pública, distribuindo materiais educativos e conversando com as pessoas assistidas e também os colaboradores sobre o objetivo da campanha, que é Não é Não, Só Se Eu Quiser, cuja intenção é prevenir a questão da importunação sexual e da violência de gênero”, afirma.