A Defensoria Pública do Estado do Piauí iniciou nesta segunda-feira (06) mais uma participação na Semana da Justiça pela Paz em Casa em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. A semana é idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizada por todos os tribunais de Justiça do país. Estiveram presentes à abertura das atividades a Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência e Titular da 1ª Defensoria Pública da Mulher, Dra. Lia Medeiros do Carmo Ivo, a Titular da 2ª Defensoria Pública Mulher, Dra. Verônica Acioly de Vasconcelos e o Titular da 3ª Defensoria Pública da Mulher, Dr. Armano Carvalho Barbosa.
Essa é a 7ª edição da Semana no Piauí. A atividade acontece de 06 a 10 de março com a realização de 70 audiências de instrução e julgamento, mais 41 audiências preliminares. As ações acontecerão prioriatariamente nas Comarcas de Picos, Parnaíba e Teresina, embora possam ser desenvolvidas em todas as Comarcas do Estado.
O Coordenador da Semana, Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Dr. Antonio Oliveira, destaca o significado da atividade. “Um dos principais pontos da campanha é a conscientização das famílias quanto à importância do combate à violência familiar, na maioria das vezes, ocorrida contra a mulher. Além das audiências, nossa equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais e auxiliares, estarão nos NASFs (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) Sul, Leste e Norte, respectivamente, levando palestras para as equipes do Programa Saúde da Família. A ideia é retransmitir as informações da Semana para que estes profissionais, quando forem visitar as famílias, possam conversar com elas e mostrar a importância do combate à violência familiar”, destacou.
“Apesar de ainda não possuir o formato ideal e contar com algumas deficiências em sua realização, o mutirão de audiências da Semana pela paz em casa tem o mérito de chamar a atenção da sociedade para a questão da violência doméstica. Ademais, é realizado um trabalho paralelo e preventivo de extrema importância para sensibilizar a comunidade sobre o tema. A DPE não poderia deixar de dar sua contribuição na atividade, assim como sempre se coloca a disposição para apresentar relatórios e sugestões, com o objetivo de aperfeiçoar o evento e torná-lo mais produtivo”, diz a A Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência da DPE-PI, Dra. Lia Medeiros.
Além dos Defensores do Núcleo da Mulher, as atividades da VII Semana da Justiça pela Paz em Casa contam com a participação dos Defensores Públicos Dra. Haradja Michelliny de Figueiredo Freitas Freitag e Dr. Omar dos Santos Rocha Filho, em Teresina; Dra. Ellen Carla Gomes Brandão e Dr. Gervásio Pimentel Fernandes, em Parnaíba; Dra. Julieta Sampaio Neves Aires e Dra. Maria Teresa de Albuquerque Soares Atunes Correia, em Picos.
Além da Defensoria Pública a VII Semana da Justiça pela Paz em Casa conta como parceiros com o Ministério Público, OAB-PI, MPE-PI e as Coordenadorias Estadual e Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.