A Defensoria Pública do Estado do Piauí e a Universidade Estadual do Piauí irão firmar parceria para o desenvolvimento de projetos voltados para o atendimento da população em vários setores, a exemplo do Projeto “Conciliar pelas Crianças: Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta”, de autoria da Diretora Cível da Defensoria, Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, em conjunto com o Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa e com a Defensora Pública Alynne Patrício de Almeida Santos, respectivamente Coordenador e Defensora Auxiliar do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC).
Os detalhes foram acertados em reunião ocorrida na Defensoria Pública nesta sexta-feira (03), entre o Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis e o Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto de Sousa, da qual também participaram a Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; a Diretora Cível da Defensoria Pública, Defensora Sheila de Andrade Ferreira e a assessora jurídica da Uespi, Fábia Buenos Aires.
O Projeto “Conciliar pelas Crianças: Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta”, que já tem como parceiro o Lacen/PI, apresentado durante a reunião, tem como tem por finalidade incrementar a atuação institucional da Defensoria Pública, favorecendo a realização de conciliações concentradas no período de uma semana, mais precisamente entre os dias 25 a 29 de outubro do corrente ano, como forma de discutir e promover a melhor saída para solução de conflitos postos em pauta através do primeiro atendimento da Defensoria Pública e encaminhados para a mediação/conciliação no NUSCC, ou ainda que sejam voluntariamente procurados pelas partes interessadas durante o período de realização do projeto.
A Diretora Cível da Defensoria, Sheila de Andrade, ressaltou os detalhes do encontro. “Foi fundamental a reunião de hoje, porque foi possível discutir diversos projetos da Defensoria bem como a forma de cooperação da UESPI, bem como firmar parcerias em vários projetos, seja nos que já estão aprovados e constam no site como é o caso do “Pelas Crianças”, do “Defensoras Populares, do “Vozes dos Quilombos”, assim como outros que venham a surgir, tendo em vista que o leque de ensino e de extensão da UESPI, não se dá apenas no Curso de Direito, mas também em outros cursos com atuação correlata, que podem ter um excelente retorno em relação as atividades desenvolvidas pela Defensoria, sejam elas tanto judiciais como extrajudiciais, como é o caso, por exemplo, dos Cursos de Psicologia e Pedagogia, possibilitando que possamos estreitar laços e ampliar a possibilidade de efetuar uma vertente interdisciplinar, sempre tendo como foco a população mais vulnerável e assistida pela Defensoria Pública”, afirmou.
O Reitor da Uespi destacou a importância da parceria a ser firmada “Foi uma visita proveitosa, nós estamos aqui trabalhando, estabelecendo convênios, Termo de Cooperação, envolvendo a Universidade Estadual do Piauí e a Defensoria. Uma união em prol das instituições e da sociedade. Então, saímos daqui animados com o acolhimento da Defensoria e a sociedade pode esperar, vêm ai grandes projetos envolvendo essas duas instituições”, disse Evandro Alberto de Sousa.
O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, reafirmou a relevância da inserção da Uespi como parceira nos projetos desenvolvidos pela Defensoria. “A Defensoria Pública vem desenvolvendo importantes projetos voltados para a garantia de direitos e o acesso à Justiça à inúmeras parcelas da população e contar com uma Instituição como a Uespi nesse trabalho só vem a fortalecer as ações que desenvolvemos, tendo como prioridade sempre o nosso público assistido. Hoje tivemos a oportunidade de discutir a consolidação de parcerias para que possamos juntos atingir resultados significativos. Especificamente tivemos a oportunidade de apresentar ao reitor da Uespi o Projeto “Conciliar pelas Crianças: Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta”, que foi pensando pela nossa Diretora Cível, Sheila de Andrade, em conjunto com os representantes do NUSCC, defensores Gerson Henrique e Alynne Patrício, tendo por objetivo promover um acesso mais célere e resultados eficazes no campo da mediação e conciliação, evitando a judicialização dos conflitos que sempre traz maior sofrimento para as partes envolvidas. Com a parceria com a Uespi estamos certos que atingiremos metas relevantes e de já agradecemos ao Reitor Evandro Alberto de Sousa e à sua equipe, pelo seu interesse e colaboração”, afirmou.