A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, esteve reunida nesta terça-feira (30) com a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Regilda Saraiva dos Reis. Em pauta, cooperação a ser firmada entre as instituições visando o oferecimento de pós-graduações lato sensu e stricto sensu a servidores(as) e membros da Defensoria Pública. Estiveram presentes ao momento a Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos, e a Diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira.
Inicialmente devem ser contemplados(as) Defensores(as) Públicos(as) e servidores(as) que tenham interesse em participar de pós-graduações.
“A Ufpi tem buscado parcerias com as instituições, e a Defensoria Pública é uma dessas. Estamos abertos porque precisamos trabalhar extra-muros, precisamos chegar à comunidade, à população, com pesquisas que tragam retorno para essas pessoas. Então, neste convênio que está sendo firmado, conseguiremos atingir esse objetivo, de poder formar profissionais que irão atuar junto à população, qualificar profissionais a nível de mestrado, doutorado, que irão aplicar os conhecimentos adquiridos no seu trabalho junto à população”, discorreu a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Saraiva.
A Diretora da Esdepi, Sheila de Andrade, externou a satisfação com mais essa iniciativa. “A Escola Superior da Defensoria, sempre em busca de qualificação dos Defensore e colaboradores, mais uma vez procura em outras instituições, como é o caso da Universidade Federal do Piauí, reconhecidamente uma instituição por excelência no ensino não só de graduação como de pós lato e stricto sensu, possibilitar essa abertura de vagas direcionadas para Defensores e colaboradores a fim de que se qualifiquem ainda mais ou aprimorem os conhecimentos que já têm. Nosso interesse é cada vez mais ampliar os convênios, para que estes possam aperfeiçoar os colegas e colaboradores em suas áreas de conhecimento em instituições que apresentam nota 5 no Enade, podendo contribuir para a difusão do conhecimento, que irá se refletir em suas atividades cotidianas de maneira técnica e eficaz”, ressaltou.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, também falou sobre a parceria a ser firmada. “A Universidade Federal do Piauí é reconhecida como uma Instituição de excelência na área da educação, já tendo formado e pós-graduado inúmeros profissionais ao longo de sua existência, e poder firmar um pacto como o proposto, possibilitando o aperfeiçoamento a Defensoras(es) Públicas(os) e servidoras(es) que integram nossos quadros é certamente um ganho para a Defensoria, assim como para a população que assistimos, que será a maior beneficiada com esse conhecimento”, afirmou.