Notícias

Defensoria e UNINASSAU discutem a possibilidade de parceria

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 08, setembro de 2022 às 14:05

WhatsApp Image 2022-09-08 at 13.55.37

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis e a Subdefensora Pública Geral do Piauí, Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, receberam nesta quinta-feira (08), visita institucional do coordenador de pós-graduação da Faculdade UNINASSAU, Edson Barbosa. Em pauta o estudo de um termo de cooperação que permita estágio de alunos da Faculdade em áreas diversas dentro da Instituição. Estiveram presentes as Diretoras Cível e de Primeiro Atendimento da DPE-PI, respectivamente Sheila de Andrade Ferreira e Patrícia Ferreira Monte Feitosa, e também a consultora comercial da UNINASSAU, Antônia Linayra.

Edson Barbosa explicou o motivo da vinda à Defensoria Pública. “Nosso objetivo junto a Defensoria foi procurar uma parceria onde possamos oferecer serviços dos cursos que temos ofertados no mercado, estreitando essa relação entre os nossos alunos e a sociedade. Falamos sobre projetos que envolvem psicologia, fisioterapia, enfermagem, pedagogia, arquitetura e engenharia. Pela demanda que a área sensorial tem, queremos de fato trazer para dentro da Defensoria os serviços ofertados pelos cursos que a UNINASSAU tem no mercado hoje. A ideia é formular um Termo de Cooperação genérico para que possamos oportunizar essa troca de conhecimento”, destacou.

A Diretora Cível, Sheila de Andrade destaca que a proposta de parceria irá contribuir para as partes envolvidas. “A reunião realizada hoje entre a DPE-PI e a UNINASSAU teve por objetivo firmar parceria para o desenvolvimento de projetos de interesse entre ambas as instituições, visando dar um atendimento mais qualificado e com maior potencial para satisfazer os interesses dos nossos assistidos. A compreensão de que o papel da DPE-PI que não se limita a prestação jurisdicional e encontrar o apoio de universidades que entendem a sua função social, é fundamental para que seja cada vez mais difundida e efetiva o acesso à Justiça”, avalia.

A Diretora de Primeiro Atendimento, Patrícia Monte, também destacou a dimensão do trabalho da Defensoria e a colaboração que ela pode dar no campo do conhecimento. “Tratamos de uma eventual futura parceria entre a Defensoria Pública e a UNINASSAU. Na oportunidade apresentamos o nosso trabalho, que não consiste só na orientação jurídica, mas também em ser um agente que ajuda a construir políticas públicas, sendo uma riqueza para o campo de pesquisa. Então, a Faculdade que consegue ver essa perspectiva tem muito a ganhar ao inserir os alunos nas atividades da Defensoria. Estamos prontas para somar forças visando ajudar a construir a capacitação desses alunos”, ressaltou.

O Defensor Público Geral Erisvaldo Marques “Recebemos com muita satisfação a visita dos representantes da UNINASSAU, assim como a proposta do Termo de Cooperação, que iremos estudar para definir qual a viabilidade. Importante destacar que a Defensoria Pública, dentro do seu papel de proporcionar a educação em direitos, está sempre pronta a colaborar para a formação de novos profissionais, tanto a partir das orientações repassadas por nossos Defensores e nossas Defensoras, assim como pela experiência diária que terão com nossos assistidos e assistidas. Reconhecemos a importância que representa para a Instituição a colaboração que a UNINASSAU está propondo a partir do engajamento dos seus alunos em nossas ações. Vamos estudar a possibilidade dessa parceria, vendo a melhor forma de desenvolvê-la”, afirma.