A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou nesta quarta-feira (20), na Unidade Fátima da Instituição, a terceira etapa da homenagem às servidoras, estagiárias, Defensoras Públicas e assistidas, com o Café da Manhã Especial alusivo ao mês em que transcorre o Dia Internacional da Mulher.
Estiveram presentes a Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; a Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos; o Diretor Administrativo da Defensoria, Humberto Brito Rodrigues, a Diretora de Núcleos Especializados, Ângela Martins Soares Barros, a Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Lia Medeiros do Carmo Ivo e todas as demais Defensoras Públicas, servidoras, estagiárias e demais integrantes da Unidade Fátima.
Nesta edição do evento a Defensoria contou com a parceria do Centro Social Urbano (CSU) do Parque Piauí, que ofertou dentro do projeto Manhã Saudável, serviços na área de beleza como corte de cabelo feminino, design de sobrancelhas e maquiagem. Também foi feita a verificação de pressão e glicemia e oferecidos, para as pessoas que usam óculos, limpeza e ajuste de lentes e armações.
A Diretora de Núcleos da Defensoria, Ângela Barros, destacou a importância da homenagem. “Hoje tivemos uma manhã leve e de confraternização entre as mulheres que trabalham na Defensoria Pública. Agradecemos a Gestão por este evento e por reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres em nosso ambiente de trabalho. Que este gesto inspire em todos um compromisso contínuo com o respeito à mulher em todas as esferas de sua vida”, disse.
Jardel Ramos, diretor-geral do CSU, falou sobre a participação no evento. “É uma grande satisfação participar. Trouxemos os profissionais do CSU para atender às mulheres empoderadas aqui da Defensoria. Esse é um projeto no qual ofertamos bem estar e beleza , um momento saudável para as mulheres”, destacou.
Ações como essa precisam ser feitas sempre, porque valorizam e incentivam e empoderam a mulher dentro do local de trabalho. Precisamos levar bem estar qualidade de vida, porque isso impulsiona a gente, sem qualidade de vida o ser humano não progride, não produz, então é preciso isso para avançar na vida como ser humano equilibrado. Fazemos esse tratamento de dentro para fora, porque a cura sempre está em nós, dentro de nós, e a terapia é isso: levar ao equilíbrio mental e espiritual”, ressaltou Cláudia Maria Miranda do Nascimento, terapeuta do CSU.
A Defensora Pública Lia Medeiros, Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, também considerou a importância da homenagem. “A manhã de hoje foi um momento muito especial. Podíamos enxergar no rosto de cada servidora, estagiária e assistida, a satisfação por estarem sendo lembradas, homenageadas, reconhecidas. Não podemos esquecer o quanto essas profissionais são essenciais para o trabalho desenvolvido pela Defensoria, protagonizando também a busca pela garantia de direitos das mulheres. Sem esquecer as reflexões necessárias para avançarmos nas conquistas pela plena igualdade, também merecemos flores, doces, mimos os mais diversos”.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, considerou que a Defensoria transmitiu às suas servidoras, estagiárias e Defensoras Públicas a importância que cada uma tem dentro da Instituição. ““Hoje, com o café na Unidade Fátima, concluímos o atendimento de todas as mulheres que, na capital, integram a nossa Instituição, e que são fundamentais para que continuemos alcançando resultados positivos na assistência jurídica às pessoas usuárias dos serviços defensoriais. A Defensoria Pública tem em seus quadros um significativo número de mulheres, profissionais qualificadas e que merecem o nosso reconhecimento e respeito. Dessa forma encerramos as comemorações do mês de março aproveitando para lembrar também todas as mulheres que integram a nossa Instituição por meio das Defensorias Regionais e ainda agradecer a essa importante parceria do CSU do Parque Piauí, em nome do Jardel Ramos e da Cláudia Nascimento, que nos trouxeram um diferencial através dos serviços do Projeto Manhã Saudável”, afirmou.