Aconteceu nesta sexta-feira (01), na Penitenciária Feminina de Picos a entrega dos kits de higiene pessoal e livros arrecadados na Campanha Faça a Diferença com uma Doação, de iniciativa do Defensor Público Leonardo Nascimento Bandeira, da 5ª Defensoria Pública de Picos, em parceria com a Defensora Pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro, da Defensoria Regional de Simões.
A Campanha, que arrecadou 150 livros, teve como objetivo realizar atendimento jurídico e repassar informações que possam contribuir para reforçar a reinserção social e a remição de pena das reeducandas que se encontram internadas na referida Unidade Prisional.
A entrega contou com a presença de autoridades como a Promotora de Justiça Romana Leite Vieira, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Picos; da Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da Subseção da OAB em Picos, Wilka Lucas Cavalcante. Também presentes a assessora da 6ª Promotoria de Justiça de Picos, Mariane Santos Muniz Martins. e equipe da Secretaria de Estado da Justiça.
A professora doutora do Instituto Federal do Piauí (IFPI),Maria Mislene Rosado de Sousa, ministrou palestra sobre “Empreendedorismo Feminino – Transformando Sonhos em Projetos e Metas em Ações”. O momento contou ainda com atendimento em saúde realizado pela equipe de saúde da Secretaria de Estado da Justiça e pela odontóloga Marta Almeida Silva.
“Arrecadamos durante o mês de novembro dezenas de materiais de higiene e aproximadamente 150 livros para doar na data de hoje para a Penitenciária Feminina de Picos. Além disso, a Professora Doutora Mislene Rosado deu uma palestra sobre empreendedorismo feminino. Estas ações visam proporcionar um mínimo de dignidade humana para as internas e meios para que elas sejam independentes quando saírem da Penitenciária, isto porque um dos objetivos da pena é a ressocialização e a Defensoria, assim como os demais órgãos que compõem o Sistema de Justiça, está presente para que este objetivo torne-se realidade”, afirma o Defensor Público Leonardo Bandeira.
A Defensora Pública Ana Clara Castro diz que “Foi um momento muito especial, de troca de informações e de atendimento às mulheres que se encontram custodiadas na Penitenciária Feminina de Picos. Na oportunidade, foi realizado atendimento jurídico, fornecido kits de higiene pessoal para as custodiadas, bem como livros, que irão possibilitar a leitura para remição. Houve, também, um momento de conversa sobre sonhos e perspectivas, em uma relação de proximidade com as custodiadas, o que foi muito engrandecedor”.