O projeto “Accountability DPE-PI” é mais uma iniciativa desenvolvida no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Piauí neste ano de 2020, tendo por objetivo estratégico melhorar os procedimentos de planejamento e gestão da Instituição. O projeto é de autoria da coordenadora de Controle Interno e Gestão da Defensoria, Ana Márcia da Costa Santos.
Termo da língua inglesa, o Accountability pode ser traduzido para o português como responsabilidade com a ética, remetendo à obrigação, à transparência e à prestação de contas a instâncias controladoras ou a seus representados.
Dentro da Defensoria Pública do Piauí o projeto se propõe a buscar a excelência na prestação do serviço oferecido pela Coordenação de Controle Interno e Gestão, bem como a melhoria na qualidade da gestão, a partir da implementação de mecanismos que contribuam para torná-la eficiente, tais como novas políticas de qualidade e boas práticas de governança.
Iniciando nesta última semana de janeiro, o “Accountability DPE-PI” será desenvolvido até o mês de maio, possibilitando a capacitação de membros e servidores, a elaboração de um manual de procedimentos e a valorização da imagem da Coordenação de Controle Interno no contexto da Defensoria Pública.
Sobre a iniciativa, Ana Márcia Santos diz que “o projeto visa promover a simplificação administrativa através do estabelecimento de rotinas e promoção de conhecimento aos colaboradores da Defensoria, no âmbito administrativo”.
O Diretor Administrativo da Defensoria Pública, Defensor Público Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, destaca a importância do projeto. “A adoção de Accountability na DPE/PI permite agregar benefícios importantes na área de responsabilidade fiscal e eficiência dos gastos públicos. Espera-se obter resultados melhores no contexto das políticas desenvolvidas pela Instituição e na busca pela excelência administrativa, orientando a ação dos diversos setores da Defensoria para o alcance de avanço em diversas áreas. Assim, vemos com muita satisfação o desenvolvimento desse projeto pela Coordenação de Controle Interno e Gestão, porque acreditamos que muito contribuirá para que a Defensoria Pública do Estado do Piauí possa se modernizar e fortalecer sua atuação no contexto social, jurídico e político piauiense”, afirma o Defensor Público.