A Defensoria Itinerante está integrando mais uma Jornada da Justiça Itinerante esta semana. Dessa vez a ação acontece no município de Piracuruca na Rua Dr. Resende, Praça Irmãos Dantas, também conhecida como Praça da Igreja Matriz. O atendimento prossegue até a próxima sexta-feira (23). Durante a ação também acontece a coleta para exames de DNA por meio do projeto “Eu Tenho Pai”.
A Jornada é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado, que visa ampliar o acesso à justiça, oferecendo assistência jurídica integral e gratuita à população em situação de vulnerabilidade. Além da Defensoria Pública também são parceiros o Ministério Público, Cartório de Ofício de Registro Civil, Secretaria de Segurança Pública e Laboratório Central (Lacen).
Entre os serviços oferecidos pela Defensoria durante a Jornada estão: reconhecimento e dissolução de união estável, regulamentação de guarda e alimentos, retificação e restauração de registro civil, reconhecimento voluntário de paternidade, suprimento de registro de óbito, entre outros atendimentos relacionados a processos criminais acompanhados pela Instituição.
O coordenador da Defensoria Itinerante, defensor público Adriano Moreti Batista, que está em Piracuruca, destaca a ação. “Ao levar seus serviços até as comunidades a Defensoria possibilita que direitos fundamentais sejam resguardados e que a população tenha acesso a inúmeros serviços contribuindo para a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Nossa expectativa é que a partir de amanhã, terça-feira, um número bem maior de pessoas compareça ao atendimento”, diz.
Todos os atendimentos são realizados sem a necessidade de agendamento prévio. Basta comparecer ao local munido de documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e de renda, além dos documentos específicos relativos à demanda a ser atendida.