A Defensoria Itinerante irá realizar atendimento presencial, a partir de agendamento prévio, nesta terça-feira (10), na cidade de Monsenhor Gil (61 km de Teresina). A atividade acontece dentro do projeto Defensoria Itinerante em Ação, que abrange as cidades do interior do Piauí a partir de um calendário mensal. Os atendimentos são realizados exclusivamente mediante agendamento, evitando assim que ocorram aglomerações.
Após Monsenhor Gil, dando seguimento ao calendário estabelecido para agosto, os atendimentos acontecerão em Miguel Alves, no dia 17; São Pedro, no dia 18; Buriti dos Lopes, no dia 24 e Gilbués no dia 31, todos mediante agendamento prévio.
Os atendimentos da Defensoria Itinerante em Ação correspondem a ações cíveis de natureza consensual, tais como divórcio, união estável, regulamentação de guarda e alimentos, retificação e suprimento de registro civil, reconhecimento voluntário de paternidade, informações sobre processos acompanhados pela Defensoria e informações jurídicas em geral. As pessoas interessadas deverão apresentar comprovante de renda de até três salários mínimos.
O Diretor da Defensoria Itinerante, Defensor Público Marcelo Pierot explica como se dão os atendimentos nas cidades do interior do Estado. “Com o Projeto Defensoria em Ação, e adotando todas as medidas necessárias para o enfrentamento ao novo coronavírus, estamos conseguindo atender satisfatoriamente cidades do interior do Estado, cumprindo nosso papel de possibilitar o acesso à Justiça à população, notadamente as pessoas com menor poder aquisitivo, informando sobre processos em andamento, assim como atendendo e informando quanto aos demais serviços da Defensoria. Cumprimos um calendário mensal, sendo que os atendimentos presenciais, é preciso reforçar, só serão realizados mediante agendamento. Nossa intenção é, dentro dos cuidados que o atual momento pandêmico exige, atender aos nossos assistidos com todas as normas de segurança higienicossanitárias, possibilitando também que nossas equipes estejam protegidas, para que possamos continuar a realizar nosso trabalho a contento, beneficiando cada vez mais pessoas”, afirma.